Cuidados com os pets: saiba como manter seus animais de estimação saudáveis

Veja dicas para cuidar do seu pet

Belo Horizonte, sábado, 9 de abril, por Edmar Oliveira — Os animais de estimação são considerados parte importante da família. Ao adquirir um pet, é necessário se informar quais as necessidades diárias de alimentação, hidratação, higiene bem como de abrigo do animal.

Continua depois da publicidade

Para isto acontecer, o ideal é buscar apoio de um médico veterinário. Este profissional vai dar as instruções relativas à medicina preventiva. Ou seja, quais os cuidados devem ser tomados para que os animais de estimação estejam sempre saudáveis. Veja no blog Truques Caseiros algumas dicas.

Saiba mais: Misturinha caseira para dizer adeus aos pés rachados e ressecados

Continua depois da publicidade
Cuidados com os pets: mantenha seu bichinho sempre saudável - Reprodução Pixabay
Cuidados com os pets: mantenha seu bichinho sempre saudável – Reprodução Pixabay

Medicina veterinária preventiva

Levar os animais de estimação periodicamente ao veterinário, mesmo que ele não apresente alterações significativas na saúde, é o que chamamos medicina preventiva.

É nesta etapa que o profissional frequentemente vai realizar exames de rotinas e o check-up nas funções vitais do bichinho. Isto porque ao realizar estas consultas preventivas, é possível descobrir doenças em seu estágio inicial ou até mesmo prevenir que certos tipos de doenças atinjam o pet.

Continua depois da publicidade

O ideal é realizar este procedimento a cada seis meses e modificar conforme a necessidade de cada espécie. Existem também algumas doenças hereditárias que podem ser tratadas ou evitadas com o auxílio do médico veterinário.

Ao passo que ao adquirir animais de estimação, seu novo dono deve procurar os responsáveis pelo filhote e obter as informações relativas a doenças dos pais.

Veja mais: Aprenda a cultivar seu próprio tomate em casa e economize nas compras

Cuidados diários com os animais de estimação

Além dos cuidados já mencionados, é importante da mesma forma manter sempre em dia o cartão de vacinas do pet. É através dele que o animal fica protegido das doenças graves e também serve como norteador em caso de acidentes como mordidas ou arranhões em humanos.

Ou seja, a vacinação em dia protege o pet e também seus donos. Já a vermifugação é uma etapa essencial na manutenção da saúde animal, pois livra de parasitas e vermes que tendem a adoecer os bichinhos.

Deve-se tomar estes cuidados de forma preventiva, para evitar que o pet sofra com as consequências de uma omissão. Em contrapartida, o ideal é se manter atento a mudanças de comportamento, bem como falta de apetite e pelos caindo em excesso.

Estes sinais podem representar algum problema de saúde e um veterinário deve examiná-los imediatamente. Como resultado, é possível ter em casa um animal sempre saudável e feliz. Em suma, veja mais no canal Petz:

Veja mais: Boca limpa e saudável: remova o tártaro dos dentes com estas dicas caseiras

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies