Cortinas ou persianas? Saiba qual escolher para a decoração da sua casa

Aprenda sobre o uso das cortinas e persianas na decoração

Cortinas e persianas tem o mesmo princípio: permitir ou bloquear a entrada de luz de um ambiente. Isso pode ser para proteger móveis e objetos, por exemplo. Ou até mesmo, para melhorar e contribuir na decoração do local. Algumas delas podem trazer charme e elegância ao lugar, isso dependendo de qual você vai usar e como ela pode se destacar. Por esse motivo, hoje, dia 24 de janeiro de 2022 vamos te explicar um pouco mais sobre a cortinas e persianas e como elas podem contribuir na decoração.

Continua depois da publicidade

As persianas eram conhecidas por serem usadas em locais mais corporativos. Você, provavelmente, já foi a um escritório e viu uma. Contudo, com o passar do tempo, foi se adaptando para decoração. Isso aconteceu por serem mais eficientes e resistente ao bloqueio da luz. Porém, se você tem preferência por uma decoração mais clássica, vai preferir a cortina. Principalmente usada em locais como salas e quartos, por exemplo, além disso, podem dar muito charme ao lugar sem deixar seu estilo clássico de lado. Outro ponto positivo de ambas, é serem encontradas com grande variedade de materiais. O portal Truques Caseiros vai te ajudar a escolher a melhor para sua decoração falando sobre alguns modelos.

Modelos e modelos de persianas e cortinas

Materiais das persianas

Existem vários tipos de persianas e com diversos tipos de materiais. Uma delas, bastante conhecida e usada, é a persiana de PVC. Além disso, você vai ter mais praticidade por serem fáceis de limpar. Apenas um pano úmido é suficiente para ela. Ainda assim, tem uma grande variedade de cores. As de alumínio também são ótimas escolhas e tem a mesma facilidade para limpar, pois, podem ser colocadas em banheiros, cozinhas ou locais que peguem muita umidade.

Continua depois da publicidade

Caso esteja procurando por algo que não agrida o ambiente, opte pela persiana de bambu ou madeira. São ótimas para vedar a entrada de luz. Contudo, elas precisam de mais cuidado. Temperaturas acima de 35⁰C podem desgastar a madeira mais rapidamente. Já a de bambu ajuda aos que querem uma decoração mais oriental.

Veja também: Revestimento de PVC: conheça as vantagens do uso na decoração

Continua depois da publicidade

Tipos de persianas

Persiana romana

Para você que, ama a modernidade, pode optar por uma persiana romana, rolo ou painel. Podem são encontradas por vários materiais, mas cada uma tem características diferente. A romana é feita de tecido e abre para cima, formando um volume charmoso. Precisa de uma distância de pelo menos 40 centímetros da janela.

Persiana rolo

A persiana rolo é mais versátil. Pode ser instalada em quartos, salas, cozinhas escritórios, etc. Além de proteger do sol, é muito prática e pode ser encontrada em materiais mais resistentes, até mesmo algum tipo de lona. Abre para cima também, mas diferente da romana, não deixa tanto volume.

Persiana de painel

Também existe a persiana painel feita para pôr em janelas maiores ou até mesmo portas de vidro. Tem maior bloqueio solar e podem chegar até o chão, além disso, elas abrem para um dos lados. Você pode encontrar em vários materiais. PVC, madeira e alumínio, por exemplo.

Persianas horizontais e verticais

Principalmente para aqueles que querem manter um modelo mais clássico, use a persiana horizontal ou vertical. Elas permitem e facilitam o controle da entrada de luz. Além disso, também tem maior circulação de ar. Você pode usar em qualquer ambiente da casa. Encontre elas em materiais como PVC ou alumínio.

Veja em seguida: Parede preta na decoração: conheça as vantagens e desvantagens da cor

Materiais das cortinas

As cortinas, assim como as persianas, tem uma diversidade de materiais. Você vai encontrar poucos modelos de cortinas. Sua maior variedade é em questão ao tamanho. Em contraponto, você encontra em materiais muito mais elegantes que as persianas. Como, por exemplo, as cortinas de renda ou as voil. Para você que quer uma cortina que possa ser usada em qualquer lugar da casa, a cortina de renda deixa a luz passar com suavidade, essas cortinas são ideias para você. Além disso, tem bastante elegância.

Por último, se você que quer um bloqueio total de luz, vai usar a blackout (ou corta luz), pois elas são feitas por um material mais grosso. Porém, para os não avisados, daremos uma dica: para evitar aquecimento do ambiente, inclua uma tela solar em dias de sol. Desse modo, você pode usar em quartos ou áreas que a luz não é bem-vinda.

Encontre a melhor para você

Por fim, o ambiente fica confortável pelo uso da cortina. Além disso, trata o cômodo com um visual mais bonito e com maior variedade de tecidos. Já aqueles que querem um ambiente mais moderno, vai ter preferência pela persiana. É ideal para aqueles que tem alergias pela facilidade na limpeza. Além disso, a persiana tem um custo-benefício maior. Enfim, agora você sabe mais sobre o uso da cortina e persiana na decoração. Escolha a que mais te agrade. Fique também com esse vídeo no YouTube: persiana ou cortina.

Confira agora: Parede preta na decoração: conheça as vantagens e desvantagens da cor

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies