Aprenda a cultivar seu próprio tomate em casa e economize nas compras

Veja como plantar tomates em seu quintal ou apartamento

Belo Horizonte, quarta-feira, 6 de abril de 2022As frutas e vegetais como o tomate são, primeiramente, uma fonte inesgotável de vitaminas e por isso é indispensável seu consumo diário. Manter hábitos alimentares saudáveis trazem benefícios para o corpo, além de proteger o sistema imunológico de doenças.

Continua depois da publicidade

O tomate é uma fruta utilizada em diversas receitas domésticas. Embora seja uma tradição na mesa dos brasileiros, nos últimos anos está sendo substituído por outros vegetais. Isto porque, mesmo nos períodos de safra, seu valor ainda permanece bem alto e quase inacessível. Portanto, veja no blogue Truques Caseiros como plantar tomates em casa.

Veja mais: Misturinha caseira para dizer adeus aos pés rachados e ressecados

Continua depois da publicidade

Cultive seu próprio tomate

Uma opção simples, barata e eficiente para ter sempre o tomate a mesa é realizar o cultivo da planta. Embora pareça algo complicado, ter em casa sua própria plantação de tomates é possível e sem complicação. Esta fruta tem muita facilidade em se adaptar ao ambiente quente e úmido e por isso produz o ano todo.

Para quem não tem espaço em casa para realizar o cultivo direto no solo, pode utilizar um vaso convencional de no mínimo 20 litros. Então é possível escolher entre as diversas espécies de tomate para ser cultivada até mesmo dentro de casa.

Continua depois da publicidade

Geralmente o tomate-cereja é o mais indicado para se cultivar em ambientes pequenos e vasos. Uma vez que sua produção é abundante e ele não precisa de muito espaço.

Segredos para uma produção de baixo custo

Veja mais: Misturinha para ajudar a clarear os dentes de maneira simples

Par quem já se cansou de pagar caro pelo tomate no mercado, estas dicas vão fazer com que em 15 dias seu pé de tomates já esteja produzindo. Primeiro encontre uma planta já adulta, que contenha um galho principal já bem consolidado.

Nas laterais do galho principal, estão o que chamamos de galho ladrão. É só arrancar este galho rente ao ramo principal e deixar imerso em água na sobra por aproximadamente 25 dias.

Depois deste período, o galho já vai estar brotando. Agora é hora de pegar um vaso médio, colocar brita no fundo para drenagem e realizar uma mistura de terra vegetal com esterco de vaca.

Em seguida plante a muda de tomate que já está enraizada. Finalmente coloque em um local de boa iluminação e regue em torno de 2 vezes na semana. Desta forma é possível começar a colher tomates em cerca de 15 dias e ter sua produção garantida por todo o ano.

É bom comer tomate todos os dias?

De acordo com página do Wikipédia consultada em 5 de abril de 2022, o tomate é uma fruta rica em vitaminas e minerais como fósforo e potássio. Em suma, para saber mais, veja o canal Ideias Naturais e Caseiras:

Veja mais: Boca limpa e saudável: remova o tártaro dos dentes com estas dicas caseiras

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies