É possível fazer óleo de rícino caseiro? Saiba como aproveitar seus benefícios

Saiba se é possível fazer óleo de mamona em casa

Santo André, 8 de abril, por Helen Batista – Embora seja possível fazer óleo de rícino caseiro e aproveitar dos seus benefícios, recomendamos que a melhor maneira ainda é comprar o produto. O motivo é que a ricina, substância também extraída da mamona, é toxica e deve ser muito bem separada do óleo da mamona.

Continua depois da publicidade

Para aproveitar os benefícios do óleo de rícino a extração é feita por prensagem a frio, justamente para aproveitar apenas a parte medicinal do ingrediente. Entretanto, também usa-se o óleo para fins industriais, mas nesse caso, a prensagem é quente. O portal Truques Caseiros vai compartilhar com nossos leitores quais são os benefícios do óleo de rícino, também conhecido como óleo de mamona e como fazer em casa.

Veja em seguida: Cabelos sedosos e brilhantes: alimentos que favorecem a hidratação dos cabelos

Continua depois da publicidade

Benefícios do óleo de rícino

  • Laxante

O óleo de rícino sempre foi usado como laxante, ou seja, ele ajuda o intestino preso funcionar. Contudo, seu poder é grande, desse modo, deve-se usar com cautela, ou seja, 1 colher de café por dia é mais que suficiente para o intestino preguiçoso. 

  • Cosmética

Cada vez mais o óleo de mamona é usado na cosmética, principalmente nos cremes faciais, pois promove a hidratação. Além disso, ele é eficaz para engrossar o cabelo e fazê-lo crescer com mais rapidez. Por isso, muitas indústrias cosméticas estão estudando sua eficácia e usando o óleo para esses fins.

Continua depois da publicidade
  • Cicatrização

Desde antigamente o óleo de rícino é usado na cicatrização de feridas, pois, segundo uma publicação do portal Ecycle, de Stella Legnaioli em outubro de 2021, o óleo de mamona estimula o crescimento do tecido. Desse modo, a cicatrização de feridas é mais fácil, o que o torna também, um poderoso anti-inflamatório natural. 

Veja em seguida: Como matar cupim de madeira: receita caseira eficaz e certeira para o fim da praga

Saiba como fazer óleo de mamona em casa

O processo caseiro do óleo de mamona não é fácil nem recomendado. Contudo, é possível fazê-lo em casa, mas você vai precisar de uma prensa, como, por exemplo, um moedor, e os frutos da mamona.

Ao amassar as sementes, você vai perceber que sairá dois tipos de óleo, um líquido, ou seja, o tóxico, e o óleo de rícino. Essa é a etapa mais difícil, pois você terá que separá-los. Para isso, leve o conteúdo ao fogo com água e quando ferver, retire a espuma com o auxílio de uma colher. 

O óleo de mamona caseiro vai pouco a pouco se formando no fundo da panela. Para você conhecer melhor esse processo, separamos um vídeo do canal do YouTube de Elizeu artes e criação, que mostra o passo a passo de como fazer óleo de rícino caseiro. 

Veja em seguida: Seu cachorro deixou xixi em casa? Saiba como fazer para eliminar o cheiro após a limpeza e confira essas dicas simples

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies