Tipos de panelas: conheça os tipos de materiais mais usados na cozinha

Saiba qual é a melhor para você!

Primordialmente, para aqueles apaixonados pela cozinha, as panelas são essenciais. Além disso, existem vários modelos que você precisa ter na sua casa. Mas saber qual material é mais duradouro e o mais seguro para a saúde é algo que deve se atentar. Por isso, hoje dia 7 de fevereiro de 2022, vamos trazer para você, os tipos de panelas e os materiais mais usados na cozinha.

Continua depois da publicidade

Antes de tudo, saber sobre material da panela pode dizer muito sobre o preparo de algum alimento. Elas ditam o tempo de preparo daquele alimento e até o sabor que ele pode tomar. Sua durabilidade também é algo importante para nós. Até porque, não queremos gastar dinheiro em algo que não dure, certo? Fique com o Truques Caseiros para determinar a melhor panela para sua cozinha.

Veja também: Veja como manter a cozinha sempre limpa e organizada com truques simples

Continua depois da publicidade

Materiais das panelas

Panelas de alumínio

São as mais leves e comuns em todo o Brasil. Além disso, são bem baratinhas e servem para cozinhar quase todo tipo de alimento. Tem o aquecimento uniforme e são ótimas para frituras com bastante óleo. Além disso, suportam temperaturas bem altas e são fáceis de manusear por serem leves. Contudo, como desvantagem, transferem alumínio para os ingredientes. Isso faz mal à saúde. Usar no preparo de alimentos que contém muitos condimentos ou salgados pode liberar resíduos nos ingredientes. Além de serem fáceis de riscar e não poder ser guardada na geladeira com alimentos.

Panelas de aço inox

Primeiramente, vamos começar falando que com a panela de aço inox você não tem a liberação de resíduos igual a anterior, de alumínio. Além disso, são bastantes duráveis, práticas e podem ter diversos acabamentos. Tem alta durabilidade e fácil manutenção. Além disso, mantém o alimento quente por mais tempo, pode ser usada em fofão por indução e não arranha facilmente. Contudo, não são boas para preparo de doces e frituras, pois tem tendência a grudar os alimentos. Dependendo da qualidade do inox, elas mancham e seu cabo esquenta muito. Além de serem mais caras que as de alumínio.

Panelas de ferro

São bastante antigas, e você pode encontrar em dois modelos. A de ferro comum, e a de ferro esmaltada. Assim como as de alumínio, a de ferro também transfere sua matéria para o alimento. Contudo, o ferro é algo bom para nosso corpo e ajuda a combater a anemia. As esmaltadas podem ser elevadas a fogão a lenha, porém ambas tem alta durabilidade e alta retenção de calor. São ideais para sopas e caldos. Contudo, como desvantagens, são mais pesadas e podem alterar o sabor e até mesmo a cor dos alimentos. As esmaltadas arranham com facilidades, então tenha cuidado na hora de limpar

Confira também: Sabão caseiro: saiba como criar um produto mágico usando ingredientes que você tem em casa

Por fim, essas foram tipos de panelas e os materiais mais usados na cozinha. Existem ainda as de cerâmica e barro, menos comuns, mas tem lá suas vantagens também. Com tudo anotado e uma boa noção de qual comprar, fique agora com esse vídeo do YouTube: Panelas: Qual o melhor material?

Veja agora: Como desentupir vaso sanitário rápido e fácil? Aprenda uma técnica simples que desentope a privada em poucos segundos

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies