CNH, segunda via do documento do carro, carteira de trabalho, escritura da casa, comprovante de pagamento de condomínio, etc. Esses itens muitas vezes ficam desorganizados em casa e, quando mais precisamos deles, não encontramos. Então, é hora de ajeitar melhor a papelada. Neste sábado, dia 11 de dezembro de 2021, o blogue Truques Caseiros vai falar sobre o assunto.
Inicialmente, é importante ter em mente que é essencial guardar os documentos separados. Por exemplo, contas pagas de um lado, contas a pagar, de outro. Assim, minimiza o risco de fazer confusão na hora de encontrar a papelada em cima da hora. E o Truques Caseiros traz algumas dicas interessantes para auxiliar.
Apesar de o mundo viver hoje uma era digitalizada, muitos documentos ainda são impressos. Logo, é necessário guardar com cuidado. Afinal de contas, nem sempre é possível achar uma segunda via. Neste caso, é preciso muita atenção e nunca deixar para depois na hora de organizar as pastas.
Por falar em pastas, esses itens são dos mais úteis para guardar os documentos da casa. Compre preferencialmente as de plástico. Nelas, coloque uma etiqueta com o nome do documento, como contas de luz a pagar, contas de luz pagas, boletos do condomínio, etc. Dessa forma, fica mais difícil de esquecer onde está.
Além disso, separe um lugar específico em algum armário ou gaveta para deixar os documentos. No caso de escritura da casa, ou aquele papel de compra e venda do veículo, que ninguém nunca lembra onde está, o ideal é guardar em um lugar mais seguro, onde seja mais difícil de perder.
Documentos mais velhos podem ser descartados
Enquanto isso, é possível e recomendado descartar alguns documentos mais velhos, sem serventia. No entanto, isso demanda tempo, pois é importante conferir um por um e ver o que realmente não serve mais. Especialistas aconselham descartar contas de luz, água, ou condomínio, por exemplo, que já passaram de um ano.
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Agora, outra dica importante é digitalizar os documentos mais importantes. Naturalmente, nem sempre é possível, mas vale digitalizar uma escritura da casa, um atestado de reservista do exército e até mesmo as contas de luz, água e telefones, ou com um scanner, ou com o próprio celular. A seguir, confira um vídeo do canal ‘Organize sem frescuras’, com mais algumas dicas sobre como ajeitar a papelada.
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