Menopausa: 5 alimentos que podem te ajudar a amenizar os sintomas da idade

Conheça quais alimentos podem ser benéficos na ajuda do controle mental e físico nessa fase

A menopausa é marcada pelo fim do período reprodutivo das mulheres, fase onde acontece várias transformações hormonais. Por isso, inúmeros sintomas, alguns bem desagradáveis começam a surgir. Dessa forma, nesta terça-feira, 22 de fevereiro, vamos mostrar 5 alimentos que minimizam os desconfortos dessa fase.

Continua depois da publicidade

Entretanto, é fundamental deixar claro que assim como qualquer estágio da vida, durante esse processo todas as mulheres precisam de acompanhamento ginecológico. Assim, apenas o profissional pode indicar algum tipo de tratamento. Portanto, nós do portal Truques Caseiros, estamos sedendo apenas dicas para contribuir com sua saúde e bem-estar.

Leia também: Panela queimada: aprenda essa técnica de limpeza incrível usando papel alumínio

Continua depois da publicidade

Principais sintomas da menopausa

  • Ondas de calor repentinas;
  • Insônia;
  • Ganho de peso;
  • Osteoporose;
  • Excesso de irritação;
  • Cansaço e fadiga.

Em síntese, todos esses sintomas começam no climatério, que é a fase de transição entre a idade reprodutiva da mulher e o fim desse período. Essa etapa da vida da mulher normalmente começa entre os 40 e 45 anos.

Justamente durante esse período que tanto o ciclo quanto os fluxos menstruais ficam desregulados. Lembrando que a menopausa propriamente dita só ocorre com o fim da menstruação. Por isso, para te ajudar a passar de maneira mais tranquila por essa fase é importante uma boa alimentação e um bom condicionamento físico.

Continua depois da publicidade

Veja a seguir: Mau cheiro no ralo do banheiro: veja 3 possíveis motivos e formas de acabar com o odor

5 Alimentos que amenizam esses sintomas

1. Chocolate

A princípio, o chocolate por ser rico em polifenóis é capaz de diminuir o estresse até em casos de irritação extrema. Além disso, seus nutrientes podem ser ótimos aliados para promover o fortalecimento dos ossos durante essa fase.

2. Leguminosas

As plantas leguminosas são capazes de combater os sintomas da menopausa. Dessa forma, além de contribuírem com uma alimentação balanceada ainda ajudam o corpo retardar esses tipos de incômodos gerados nessa situação.

3. Chá de camomila e chá de canela

Esse é um calmante natural e auxilia no sono, que pode ser muito útil nos dias em que a insônia e o mau-humor está com tudo. Por outro lado, a canela é muito eficiente na perda de peso e um excelente energético natural.

Confira a seguir: Pia da cozinha: confira algumas dicas para desentupir e evitar o problema

4. Ovos, carne branca e peixes

As proteínas fortalecem os ossos e amenizam os efeitos da osteoporose. Sendo assim, é essencial incluir esses itens na dieta, pois com eles você pode amenizar e até mesmo evitar alguns desses sintomas. Contudo, no caso do ovo, o ideal é o consumo apenas das claras.

5. Mirtilo para ajudar na menopausa

Para incluir fruta nessa dieta o mirtilo é rico em antioxidantes e também contêm polifenóis. Então com um consumo balanceado é possível controlar o estresse e a ansiedade. No caso de não gostar de mirtilo a amora é outra boa opção com os mesmos benefícios.

Por fim, mesmo que essas opções sejam em sua maioria saudáveis, é importante ressaltar a necessidade de orientação médica. Sobretudo, se esses alimentos já fazem parte de sua rotina aproveite para desfrutar dessa fase essencial com mais tranquilidade. Enfim confira a seguir mais dicas para diminuir os sintomas da menopausa no canal da “Angela Xavier”.

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies