Grafiato: o que é, vantagens e desvantagens de usar na decoração

Um tipo de textura fácil e barata que pode mudar o ambiente

Provavelmente, você já viu alguma parede com grafiato, sendo essa, uma textura que está se tornando muito comum na decoração nos últimos anos. Pode ser aplicadas em diversos ambientes, tais quais, casas, apartamentos, etc. Ainda assim, é mais comum em apartamentos, casas e imóveis comerciais. Se você é um dos interessados de usar o grafiato na decoração do seu imóvel, hoje, dia 22 de janeiro de 2022, vamos trazer algumas vantagens e desvantagens para ajudar na sua escolha.

Continua depois da publicidade

Antes de tudo, o grafiato, pode sim, trazer algumas vantagens para aqueles que aplicam. Além disso, são mais resistentes as mudanças de temperatura, e ajuda a afastar o mofo. Existem alguns motivos de usar o grafiato na sua decoração. E para os mais cautelosos, você vai ler um pouco sobre esse assunto hoje. Acompanhe com o portal Truques Caseiros mais um pouco sobre o Grafiato.

Veja também: Apartamento pequeno? Conheça algumas dicas para economizar espaço

Continua depois da publicidade

Como é feito o grafiato?

A princípio, o grafiato é feito por uma mistura de argamassa e granitina (ou areia). Sua textura pode variar conforme a areia usada. Existem vários tipos de malhas que definem como vai ficar o acabamento. Malha 8 dá um acabamento mais rustico. É o acabamento que você vê em muros e áreas externas. Malha 10 é muito usada em mercados e fica entre o meio-termo das ranhuras. Por fim, a malha 12 é a mais usada nos imoveis em áreas internas. Além disso, tem um acabamento mais delicado e fino.

Vantagens e desvantagens

Primeiramente, o grafiato tem um ótimo custo-benefício. Contudo, mesmo sendo uma técnica de baixo custo, pode dar muita elegância ao ambiente. Além disso, é resistente a umidade e pode ser colorido de qualquer cor. Você pode usar na área interna ou externa e sem ajuda de profissionais, outra vantagem é ser impermeabilizante. Provavelmente, depois que você aplicar não irá precisar de manutenção. Uma desvantagem é a remoção complicada. E, enfim, precisa se aplicada sobre um fundo branco.

Veja depois: Decoração sustentável: deixe sua casa linda preservando seu bolso e a natureza

Enfim, agora que você sabe as vantagens e desvantagens do grafiato, arrume os materiais, arregace as mangas e mãos na massa. Além do ótimo custo-benefício, você mesmo pode aplicar na sua casa. Para mais uma ajuda, deixamos esse vídeo do YouTube: como fazer o grafiato perfeiro.

Confira agora: Revestimento de PVC: conheça as vantagens do uso na decoração

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies