Fogão cooktop elétrico, a gás ou por indução? Saiba qual escolher

Conheça as vantagens e desvantagens de cada fogão

Quando falamos em decoração moderna, o fogão cooktop é uma das principais opções para compor o ambiente. Além disso, tem o tamanho reduzido e é bastante prático. Também é muito bonito e moderno com um design despojado e novo. Contudo, existem três tipos de fogões cooktop para você escolher: elétrico, a gás ou por indução. Hoje, dia 14 de fevereiro de 2022, vamos te ajudar nessa escolha trazendo para você, as funcionalidades, vantagens e desvantagens de cada um.

Continua depois da publicidade

Os cooktops, independente se seja ele elétrico ou a gás, tem como grande vantagem a variedade de modelos e a economia de espaço. Contudo, diferente dos fogões comuns, não tem forno. Ainda assim, são bem mais elegantes e modernos que os demais. Entretanto, para aqueles que querem adquirir um, mas não sabem qual, o Truques Caseiros está aqui para te ajudar nessa decisão. Confira agora qual o melhor para você.

Veja depois: Tipos de panelas: conheça os tipos de materiais mais usados na cozinha

Continua depois da publicidade

Funcionalidades, vantagens e desvantagens

1. Cooktop a gás

Primeiramente, esse cooktop tem o funcionamento igual a qualquer outro fogão comum. Dependem de energia elétrica apenas para o acendimento. A maior diferença entre ele e o fogão comum é a falta de um forno para fazer bolos, assar carne, etc.

Vantagens e desvantagens

Antes de tudo, sua maior vantagem é a praticidade para a instalação. São fáceis de instalar nas casas e, na sua maioria, os apartamentos já vem preparados com o sistema de gás. Além disso, não precisam de panelas diferentes ou especiais. Qualquer panela pode ser usada nesse fogão. Contudo, sua desvantagem é a falta de exatidão no controle da temperatura. Além disso, em alguns casos, o custo do gás pode ser bastante alto.

Continua depois da publicidade

2. Cooktop elétrico

Primeiramente, como o nome dele mesmo diz, é um cooktop que, diferente do dito anteriormente, funcionam inteiramente por eletricidade. Tem um design mais moderno que o fogão a gá, s e pode trazer um ar um pouco diferenciado para a cozinha.

Vantagens e desvantagens

Como dito acima, tem um design mais moderno, o que pode chamar a atenção e enriquecer mais o ambiente. Além disso, aquece os alimentos com mais agilidade, trazendo bastante praticidade. Também conta com mais precisão de temperatura. Contudo, como são elétricos, funcionam somente com energia elétrica e podem trazer um valor bem mais alto que o habitual para a conta de luz. Além disso, não pode ser usado qualquer tipo de panela, sendo preferível pelas de materiais mais resistentes.

Veja também: Mistura caseira para limpar sofá: produto fácil de fazer e de aplicar; faça e surpreenda-se

3. Fogão elétrico por indução

Assim como o anterior, funcionam com energia elétrica. Sua maior diferença é que, diferente dos dois outros, não possui queimadores. São modelos que aquecem os alimentos com correntes eletromagnéticas nas panelas colocadas na superfície. Por isso, precisam de panelas que compactuam com esse tipo de indução.

Vantagens e desvantagens

Antes de tudo, ao ligar o calor vai direto para a panela e ao desligar ela esfria automaticamente. Isso faz com que o usuário não se queime no aparelho e permite mais controle da temperatura. Além disso, essa tecnologia pode ajudar para que o alimento não queime. Porém, tem como desvantagem o funcionamento somente com panelas de ferro, aço inox ou multicamadas. Isso acontece por elas terem seu fundo plano e tem um revestimento magnético.

Você viu que cada fogão cooktop tem um uso diferente, além das suas vantagens e desvantagens. Fique atento na instalação de cada um e escolha o que mais se encaixa no seu gosto. Todos eles são mais práticos que o fogão convencional. Por fim, para te dar mais uma ajuda, fique também com esse vídeo do YouTube: Qual cooktop comprar? Elétrico, por indução ou a gás?

Confira agora: Sabonete íntimo caseiro de óleo de coco; lubrifica e hidrata naturalmente a região

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies