Estilo vintage ou retrô? Conheça a diferença e como usar na decoração

Saiba qual escolher de acordo com seu estilo!

Uns dos estilos de decoração que mais se destacam são o vintage e o retrô. Eles tendem a ter propostas bem parecidas. Dessa forma, acabam trazendo bastante dúvidas de qual deles usar na decoração. Muitos até confundem qual é o retrô e o vintage, mesmo tendo conhecimento mais apurado. Isso pode trazer algumas dificuldades na hora da decoração da sua casa. Por isso, hoje, dia 8 de fevereiro de 2022, vamos fazer você entender a diferença entre o estilo vintage e o retrô.

Continua depois da publicidade

Primeiramente, a confusão ocorre pelos dois estilos se basearem na estética antiga. Além disso, usam elementos que remetem ao passado. Dessa forma, muitos acreditam que os dois estilos sejam a mesma coisa. Mas, para tirar essa confusão da cabeça do leitor, o Truques Caseiros traz essa matéria para você explicando como cada um funciona e se aplica no ambiente.

Confira agora: Almofada de nó: aprenda a fazer a sua casa com passos muito simples

Continua depois da publicidade

Estilos de decoração Retrô

Basicamente, o estilo retrô traz para a atualidade os designs e peças do passado. Isso se aplica tanto na moda quanto na decoração. Ou seja, você faz uma releitura de elementos antigos que já fizeram sucesso. Além disso, é uma forma de honrar e relembrar esses momentos e elementos. Dessa forma, são usadas réplicas de móveis ou inspirações de objetos e elementos que remetem aos anos 1920 à 1990.

Uma das formas mais usadas e muito indicada de usar o estilo retro na decoração é o uso de móveis com tonalidades fortes e vibrantes. Como, por exemplo, o laranja, amarelo, vermelho, rosa e azul. Além disso, objetos como, bicicletas, rádios, vitrolas e eletrodomésticos com design antigo são muito bem-vindos nesse tipo de decoração.

Continua depois da publicidade

Estilo de decoração Vintage

O estilo vintage, diferente do retrô, usa objetos antigos que ainda tem utilidade atualmente. Alguns tesouros guardados, como objetos herdados ou comprados em lojas de antiguidades, são valiosos nesse tipo de decoração. Você vai trazer a memória que aqueles objetos trazem para a sua decoração de forma sutil.

Nesse modelo de decoração, você vai usar elementos criados entre os anos 20 aos 60 que mantiveram sua qualidade até os dias de hoje. Além disso, esses elementos podem ser conquistados por heranças, o modo mais comum e barato, como podem ser comprados em lojas especiais de antiguidades. Você pode trazer o estilo vintage na decoração utilizando peças antigas e, preferencialmente, originais de épocas passadas. Você pode usar móveis de madeira com detalhes de ferro, por exemplo. Ou telefones antigos e porta retratos. Todos esses objetos ajudam na decoração vintage.

Veja também. Saiba como fazer um puff de garrafa pet e traga mais conforto para sua sala

Por fim, para você tirar o que resta das suas dúvidas, enquanto o vintage usa peças antigas que ainda podem ser usadas até hoje, o retrô usa peças atuais que contenham o design antigo. Contudo, ambos podem se misturar e complementar um único ambiente. Fique também com esse video do YouTube: moda retrô x vintage: entenda a diferença e como usar.

Confira agora: Porta de correr: conheça as vantagens e desvantagens do uso na decoração

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies