Como saber se o gato está com febre? Compreenda os sinais dados pelo seu amiguinho

Descubra como saber se o seu amiguinho está precisando de ajuda

O gato é um bichinho muito querido pelas pessoas. Quem ama os pets é naturalmente apaixonado por eles, porque são animais espertos que gostam de receber muito carinho. Entretanto, assim como os demais pets, é difícil conseguir entender quando o gato está febril. Por isso, os tutores, muitas vezes, se questionam como saber se  gato está com febre. E nesse domingo, dia 30 de janeiro, a gente vai te ensinar algumas técnicas para conseguir entender.

Continua depois da publicidade

Sendo assim, vamos te ajudar a saber quando o seu amiguinho está precisando de ajuda. A equipe do Truques Caseiros buscou informações certeiras a respeito desse assunto e encontrou excelentes dicas. São alguns sinais que o gato costuma dar quando está com febre. Conhecendo esses sinais e observando seu companheirinho com atenção, você conseguirá entender se o gato está com febre e se é hora de ajudá-lo. E o mais importante: também vamos te explicar quais atitudes

Leia: Gatos: aprenda 3 formas simples de entreter seus companheiros em casa.

Continua depois da publicidade

Para saber se o gato está com febre observe os sinais dados por ele

Conforme te dissemos, há uma série de sinais que você pode observar para saber se o gato está com febre. Vamos citar aqui os principais deles, mas essa lista é exemplificativa. Existem outros que não serão citados, mas que também fazem parte desse conjunto. Os sinais mais comuns de febre nos felinos é o seguinte:

  • Respiração acelerada;
  • Isolamento;
  • Calafrios;
  • Perda de apetite;
  • Apatia;
  • Focinho seco e avermelhado;
  • Descuido com a própria higiene;
  • Desidratação.

Esses comportamentos indicam que o gato está tendo um mal-estar e são fortes indícios de febre. Mas você pode confirmar as suspeitas usando um termômetro. Basta colocá-lo no reto do animal e segurar a um ângulo de 90°. A temperatura ideal é entre 38,1° e 39,2°. Acima disso, o quadro de febre está comprovado.

Continua depois da publicidade

Mas atenção: se você for aferir a temperatura do gato em casa, coloque apenas a pontinha do termômetro no reto dele, nunca indo além de 2,5 cm. Isso vai garantir o conforto no momento da aferição. Se o termômetro utilizado for o infravermelho, basta apontar o laser para a orelha dele e em alguns segundos a temperatura corporal será indicada no aparelho.

Você pode gostar: Piolho de gato: você sabia que os felinos também sofrem desse mal? Saiba como tratar a praga.

O que você deve fazer quando identificar que o gato está com febre

Você já compreendeu como saber se o gato está com febre. Mas, e se ele estiver mesmo? O que fazer nesses casos? Estando comprovado o quadro febril do bichano, não o deixe desamparado, esperando que melhore sozinho. Lembre-se que a febre é um péssimo indicativo e precisa ser tratada depressa. Portanto, para socorrer imediatamente, você pode fazer uma compressa fria nas suas patinhas. Isso vai ajudar a reduzir a temperatura rapidamente. No entanto, a visita ao veterinário o mais depressa possível é indispensável, pois é preciso diagnosticar o que está acontecendo para tratar da maneira adequada.

Agora, para compreender melhor esse processo, sugerimos que você assista o vídeo abaixo. Ele vai explicar como saber se o gato está com febre e o que fazer. O vídeo está disponível no canal Paixão por Gatos, mas você também pode assistir clicando abaixo.

Confira: Veja como fazer um jardim sensorial para seus gatos, simples e prático.

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies