Aprenda hoje como fazer um pão caseiro com essa receita holandesa

Hoje trazemos uma receita internacional muito eficiente que vale a pena por ser muito deliciosa com este pão caseiro.

Nesta sexta-feira 16 de abril no Cozinha & Receitas do Tecnonotícias, trazemos até você uma receita maravilhosa de pão caseiro. Embora venha diretamente da Holanda, é uma receita que cabe em qualquer cozinha, demora aproximadamente 3 horas e meia para ficar pronta e serve até 8 porções.

Saiba como fazer pão caseiro

Não há nada mais delicioso do que um pão caseiro. Por isso, se estiver procurando por uma receita específica para fazer um pão quentinho e gostoso para o seu lanche da tarde ou seu café da manhã, aqui trazemos o passo a passo.

Saiba mais: Receita perfeita para seu café da tarde: pão doce açucarado e fofinho 

Ingredientes da receita

  • 2 xícaras de água morna
  • 1 envelope de levedura seca ativa
  • 4 xícaras de farinha para todos os fins
  • 1 ½ colheres de chá de sal
  • 1 colher de chá de azeite de oliva

Passo a passo do pão caseiro

Pão caseiro
Pão caseiro holandês para surpreender todo mundo (Foto: JoyFood Sunshine)

Antes de mais nada, agitar a levedura na água e permitir que a levedura floresça até espumar. Logo, em uma tigela grande, misture a farinha e o sal à mão. Uma vez incorporado, despeje na água e na mistura de levedura.

A continuação, misture à mão, molhando sua mão de trabalho antes de misturar para que a massa não fique grudada nos dedos. Assim, água e a farinha devem se juntar e formar uma massa áspera que se afaste dos lados da tigela.

Em seguida, se a massa for muito pegajosa, acrescente mais farinha em pequenos incrementos, cerca de 1 colher de sopa de cada vez. Se a massa estiver muito seca, acrescentar mais água, 1 colher de sopa de cada vez.

Posteriormente, quando a massa se juntar, cubra e deixe crescer até dobrar de tamanho, o que demora cerca de 2 horas. Logo após, se descobrir a massa e faça alguns buracos com o dedo. Se a massa tiver subido corretamente, ela deve se abrir sob a pressão de seu dedo e esvaziar lentamente.

A continuação, usando sua mão ou uma espátula de borracha, comece da borda da tigela para trabalhar a massa solta dos lados e dobre-a para cima e em direção ao centro da tigela. Vire a tigela 90 graus, e repita até que toda a massa tenha sido puxada dos lados e dobrada em direção ao centro.

Uma vez terminado, cubra e deixe a massa subir novamente por mais 2 horas. Por último, quando a massa tenha dobrado de tamanho novamente, transfira-a suavemente da tigela para uma superfície levemente enfarinhada.

Após, polvilhe um pouco de farinha em cima da massa. Usando suas mãos, comece a moldá-la em um pão. Então, dobre a massa sob si mesma várias vezes para formar uma bola, depois belisque as costuras da massa embaixo. Cobra e deixe subir por 1 hora.

Enquanto isso, pré-aqueça o forno para 230˚C com a panela dentro por 45 minutos-1 hora. Logo, cuidadosamente, retire a panela do forno e coloque-a sobre uma superfície trivet ou à prova de calor.

Para finalizar, vire a massa à prova de fogo sobre uma superfície levemente enfarinhada e coloque-a cuidadosamente dentro da panela. Assim, cubra com a tampa e volte a panela para o forno. Portanto, da mesma forma, deixe cozinhar durante 45 minutos, retirando a tampa durante os últimos 15 minutos.

Sugestão de consumo do pão caseiro

Nossa sugestão de consumo do pão caseiro, esta receita holandesa vai bem com muitos elementos como um café coado, chá e um leite. Por isso, quando ficar pronto, não deixe de separar uma manteiga e um acompanhamento de bebida do seu agrado.

Leia mais: Pão vegano de abóbora; receita perfeita para o café da tarde 

Para obter mais conteúdos siga o Tecno Notícias no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.