O prefeito de Nova Mutum, Adriano Xavier Pivetta (PDT), anunciou nesta terça (23.06) que o município está disponibilizando todos os medicamentos do chamado “kit Covid-19”. Os itens deverão ser utilizados exclusivamente de acordo com recomendação médica.

Na ocasião, o chefe do executivo deixou explícito que estes medicamentos não possuem eficácia comprovada especificamente contra o Coronavírus, mas, ainda assim ficarão disponíveis para uso do município.

“Disponibilizamos todos esses medicamentos, mas, é preciso que fique bem claro que é o medico quem, após analisar o quadro clínico de cada paciente que terá autonomia para receitar qual desses medicamentos será utilizado em cada paciente”, explicou.

Por outro lado, a secretária de Saúde Municipal, Anke Schwabe, alertou para a violência que vem sendo registrada no setor, contra profissionais, por parte da população, para conseguir tais remédios.

Ela também manifestou sua indignação, com estas atitudes, explicando que não adianta tentar coagir os médicos para conseguir os remédios, pois só terão acesso aos medicamentos do kit, os pacientes que passaram pelas unidades de saúde pública, com algum sintoma e em decorrência foram receitados.

“Nós do setor publico abominamos qualquer tipo de coação e agressão a nossos profissionais da saúde. Nós não distribuímos medicamento de forma preventiva para as pessoas usar em casa, afinal, não tem como prever a doença. E os remédios são para ser usados quando o médico julgar necessário”, frisou.

Além disso, Schwabe também reforça que cada organismo é individual, portanto, alguns medicamentos podem causar efeitos colaterais desagradáveis. E cabe a cada profissional acompanhar seu paciente, para amenizar estes efeitos.

“Determinados medicamentos de uso considerado comum são altamente perigosos e com efeitos colaterais que atacam a outros órgãos que não tem nada a ver com a doença. Se o médico prescreveu ele deve acompanhar seu paciente com os exames necessários para garantir que ele não venha a ter efeitos colaterais”, esclareceu.

Ainda conforme relatado em entrevista, o kit de medicamentos inclui: Azitromicina, Invermectina, Predisolona, Dexamentasona, Anita, Dipirona além de Cloroquina e Hidroxocloroquina em casos hospitalares.

Toque de recolher

Devido ao crescimento alarmante dos casos confirmados de Covid-19, a Prefeitura Municipal de Nova Mutum decretou toque de recolher.

A medida é válida entre 21h e 5h, para toda a população, exceto alguns serviços essenciais, pré estabelecidos no decreto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui