Durante toda a semana (de 08 a 12.06) a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Mutum, vem mostrando por meio de relatórios e coletivas de imprensa, o alarmante crescimento da disseminação do coronavírus, na cidade.

Nesta semana, o relatório informativo da vigilância epidemiológica da Secretaria, apontou um aumento de 40 casos confirmados de Covid-19, além de dois óbitos  ocorridos em menos de 24 horas. Porém, cabe ressaltar que o número de pessoas recuperadas também aumentou substancialmente, de 65 para 72, até o momento.

De acordo com a secretária de Saúde, Anke Schwabe, o vírus tem se disseminado cada vez mais com facilidade, devido à negligência da população, que tem desobedecido as medidas de prevenção e as orientações do poder público, para se proteger da Covid-19, que ocasionou o estado de pandemia.

Sec. de saúde em coletiva de imprensa / Fonte: Facebook Prefeitura de Nova Mutum
Sec. de saúde em coletiva de imprensa / Fonte: Facebook Prefeitura de Nova Mutum

“Gente, eu não sei mais o que dizer para vocês. Porque toda semana eu e o próprio prefeito vimos aqui  e pedimos para a população que mantenha o distanciamento e isolamento social, e ainda assim a população pensa que estamos brincando com coisa séria”, lamentou.

Ainda de acordo com o boletim  informativo da vigilância epidemiológica, emitido ontem (12.06), até o momento existe um total de 1267 pessoas notificadas e 129 casos confirmados, dos quais 12 estão hospitalizados, 41 em isolamento domiciliar, 72 recuperados e 4 óbitos.

Boletim epidemiológico 12.06 / Fonte: http://www.novamutum.mt.gov.br/
Boletim epidemiológico 12.06 / Fonte: http://www.novamutum.mt.gov.br/

 

Decreto municipal e medidas temporárias para prevenção dos riscos da Covid-19

O decreto nº 87, de 04 de junho, instituiu “…situação de emergência em todo o território do Município de Nova Mutum, para fins de prevenção e enfrentamento à pandemia do COVID-19, de importância internacional”.

Em entrevista coletiva, realizada na segunda (08.06), o Prefeito, Adriano Xavier Pivetta, mostrou sua preocupação com o desleixo da população mutuense, em vista do rápido crescimento da doença na cidade. E explicou que deverá tomar providências, caso a situação de negligência continue.

“Vimos que as pessoas relaxaram em relação aos cuidados. Se as coisas não mudarem teremos que adotar medidas mais drásticas”, declarou.

O Decreto traz outras medidas restritivas, como a circulação de pessoas em horários pré estabelecidos, o funcionamento de estabelecimentos, como bares e restaurantes, entre outros.

Leia o decreto na íntegra, abaixo:

Decreto nº 087 de 04 de junho de 2020

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui