No último sábado (20/06) Curitiba teve mais de 100 mortes decorrentes do novo coronavírus. Na sexta-feira (19/06) foram decretada novas medidas de restrição para diminuir os casos. No entanto, parece não estar surgindo efeito, pois os parques e canaletas andam lotados na cidade.

Mais de 100 mortes em Curitiba

De acordo com o último boletim da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, forma registrados neste sábado (20/6) mais três óbitos de moradores da capital, infectados pelo novo coronavírus. Elevando para 102 o número de pessoas que já morreram pela covid-19 desde o início da pandemia. As novas vítimas são duas mulheres e um homem. Todos idosos, com idades de 74, 76 e 89 anos e que tinham histórico de doença cardiovascular e também de diabetes.

No entanto, o que tem preocupado, além das mortes, é que neste mesmo dia, parques e ruas de Curitiba estavam lotados de pessoas que deixaram o isolamento social para se exercitar nas canaletas dos biarticulados e nos parques da cidade, apesar dos mesmos estarem fechados.

Após ser acionada, a Prefeitura informou que fechou os estacionamentos dos parques para dificultar o acesso. Além disso, a Guarda Municipal está realizando blitzes orientativas ao longo de todo o final de semana.

Além das mais de 100 mortes em Curitiba, foram registrados também 171 novos casos da covid-19, totalizando na capital 2.834 pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus, dos quais 1.625 já estão recuperados da doença. Tendo também em torno de 422 casos sendo investigados aguardado resultado de exames, e 2.589 já foram descartados.

UTIs

Outro fator muito preocupante na capital, além das mais de 100 mortes, é a situação atual das UTIs. A taxa de ocupação das 223 UTIs do SUS exclusivas para a covid-19 em Curitiba era de 74%, todos aqueles que deram entrada no internamento com sintomas de síndromes respiratórias agudas graves vão para leitos exclusivos covid-19 e não apenas os com casos confirmados.

mais de 100 mortes
Mais de 100 mortes em Curitiba e parques ficam lotados, mesmo com o aviso de local fechado.(Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo)

Além dos 102 óbitos confirmados até agora, mais 385 mortes foram descartadas e dez ainda estão em investigação para a covid-19. A cada dia, a prefeitura está tomando novas medidas em relação ao isolamento social, e com os casos aumentando, estão cogitando um lockdown.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui