O tecnonoticias.com.br informa que, no último dia (20.06) se iniciou o inverno em todo o Brasil, trazendo consigo as doenças típicas da estação. Além disso gerando uma preocupação maior para o Ministério da Saúde pelo fato deste clima favorecer a contaminação do coronavírus.

Entretanto, o inverno trás preocupação pelas temperaturas a menas onde as doenças respiratórias e alergias aumentam. O índice do aumento pela contaminação do coronavírus no inverno, é pelo fato que a temperatura do corpo humano cai por causa do clima externo.

Contudo, diminuindo o metabolismo onde as partes respiratórias se movimentam mais lento do que o habitual. Assim com a diminuição do metabolismo, as células de defesa são afetadas trabalhando mais lentamente em algumas áreas do corpo. Podendo ter mais facilidade a infecções, assim aumentando o contágio do Covd-19.

A duração do inverno vai dos meados de junho a meados de setembro, trazendo dentro desse período muita preocupação para o Ministério da Saúde que chegou a antecipar a campanha de vacinação contra a gripe. Tendo em vista que, a mortalidade nessa época aumenta drasticamente comparada as outras estações do ano.

Inverno
Imagem: Site Bhaz

A mortalidade aumenta no inverno

Entretanto, o índice de mortes nesta época do ano aumenta por vários fatores como, doenças respiratórias, pneumonia, hipotermia e o aumento da infeção pelo coronavírus.

Neste período é normal ver campanhas do agasalho, onde visa ajudar pessoas carentes e moradores de rua, para tentar minimizar as mortes por hipotermia nos lugares mais frios. No inverno cerca de mil pessoas morrem por hipotermia, onde este número pode aumentar com as frentes mais frias neste ano de 2020.

A mortalidade por doenças respiratórias e pulmonares tem um número mais agressivo, apenas em março de 2020 foram registradas 2.239 mortes. A princípio teve um aumento de 8,15%  de mortes comparada ou mesmo mês do ano de 2019. Além disso, neste inverno o número poderá crescer mais ainda pelo fato de estar em meio a pandemia do Covid-19.

Cuidados nessa época do ano

Durante esta época é comum as pessoas ficarem mais dentro de casa, ajudando a evitar a aglomeração. Normalmente as pessoas devem se agasalhar, tomar as devidas vacinas contra a gripe, beber muito líquido, tomar antitérmicos também ajuda contra resfriados.

Além disso, o contágio pelo coronavírus aumenta, o correto é manter a higienização das mãos, o uso obrigatório da máscara e uma distância segura das outras pessoas.

Caso você tenha algum mal estar que permaneça, ou até mesmo dificuldade para respirar deve procurar uma Unidade de Saúde imediatamente, o recomentado é que não espere os sintomas piorar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui