Com as medidas de isolamento social em Curitiba ficando cada vez mais severa, a Urbanização de Curitiba (Urbs) teve que tomar uma atitude. A capital vinha sendo modelo no quesito prevenção e isolamento. No entanto, esse quadro mudou com o aumento súbito dos casos. Com isso, a Urbs decidiu que os ônibus irão circular com apenas 50% da lotação.

Ônibus irão circular com apenas 50% da lotação

No último sábado (14/06) a Prefeitura de Curitiba, anunciou a mudança na bandeira do nível de isolamento social. A pouco tempo foi decretado esse novo método de controle do nível de isolamento por bandeiras. São divididos em 3 níveis, amarela que significa atenção, laranja que é risco médio e por fim, a vermelha que é risco alto. Cada nível com restrições maiores de acordo com a situação.

Na semana passada, Curitiba ainda estava no estágio 1, bandeira amarela que significa atenção. Ou seja, utilização de máscaras em ambientes públicos, álcool em gel nos estabelecimentos e manter o distanciamento social.

No entanto, com o grande aumento nos casos do novo coronavírus, a capital se encontra agora no nível de risco médio de isolamento. Quer dizer que algumas atividades como bares, academias, igrejas, parques e etc. Estão suspensos por tempo indeterminado.

Outra decisão do nível médio de isolamento, é diminuir a lotação dos ônibus, evitando aglomeração de pessoas. Com isso, a Urbs determinou que veículos que irão circular não parem mais em estações-tubo ou pontos se o veículo já estiver com metade da capacidade ocupada. A medida é para manter o distanciamento social entre os passageiros e evitar a propagação do novo coronavírus.

irão circular com apenas 50% da lotação
Com o aumento súbito dos casos do novo coronavírus. A Urbs decidiu que os ônibus irão circular com apenas 50% da lotação a partir de segunda-feira (15/06). (Foto: Cesar Brustolin/SMCS)

A determinação que os ônibus irão circular com apenas 50% da lotação, passa a valer nesta segunda-feira (15/06). Com isso, foram feitos dois reforços na quantidade disponível dos veículos. Desde o dia 25, a frota passou de 65% para 80%. E, a partir do dia 8, mais cinco biarticulados foram colocados na linha Pinheirinho-Rui Barbosa, no final da tarde. Então, essa foi uma das opções para diminuir a aglomeração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui