Desde o ultimo sábado (27.06) até o momento ocorreram três óbitos por Covid-19, de cidadãos de Nova Mutum.

Trata-se de pessoas idosas, todas com idade acima de 50 anos, que estavam internadas e em acompanhamento, no Hospital Regional de Sinop.

No entanto, de sábado para domingo (28.06), ocorreram duas perdas, com menos de 24 horas de intervalo entre si.

A primeira vítima, Elson Gesuino da Silva, de 58 anos de idade, que foi a 8ª perda no município, faleceu no inicio da noite sábado (27). Ele estava internado no Hospital Regional de Sinop, em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), desde a ultima segunda.

Já a outra paciente, que também estava internada em leito de UTI do Hospital Regional de Sinop, foi Melania Maria Schweig, de 85 anos, que veio a óbito na madrugada de domingo (28.06).

E na tarde desta segunda (29.06), infelizmente mais uma vítima veio a óbito. Desta vez foi Clara Divo Jacinto, de 68 anos. Já somam dez perdas, ao município de Nova Mutum.

Índice de disseminação e ocorrências de Covi-19

Até o momento, de acordo com o Boletim de Vigilância Epidemiológica, emitido pela Secretaria Municipal de Saúde de Nova Mutum, neste domingo (28.06), o número de notificados já alcança 2248, enquanto por outro lado, os recuperados subiram para 245 pessoas.

Ademais, os pacientes acometidos de Covid, totalizam 418. Diante dos números alarmantes, Nova Mutum que já vinha seguindo medidas restritivas de combate ao novo Coronavírus, decidiu endurecer as medidas. E outras 146 pessoas seguem em isolamento domiciliar.

O que já estava sendo feito: toque de recolher entre 21h e 5h, barreiras sanitárias em pontos estratégicos, além da redução do horário de expediente dos órgãos municipais, para minimizar gastos.

Porém, apesar destas medidas criteriosas, a proliferação do vírus continua alta, tanto é que o município foi classificado como sendo “de alto risco” pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), juntamente de outras 13 cidades.

Boletim epidemiológico (29.06) / Fonte: http://www.novamutum.mt.gov.br/
Boletim epidemiológico (29.06) / Fonte: http://www.novamutum.mt.gov.br/

Novas Medidas por recomendação do Ministério Público

Hoje pela manhã (29.06), o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 anunciou que irá adotar novas medidas, conforme notificação recomendatória do Ministério Público (MP), para os municípios mutuenses.

De acordo com conteúdos publicados no site da Prefeitura Municipal de Nova Mutum, estas são algumas medidas novas que serão adotadas a partir desta terça (30.06):

  • Fechamento de bares, conveniências, lanchonetes e igrejas.
  • As academias deverão funcionar apenas na função personal, respeitando as disposições contidas no decreto.
  • Funcionamento geral do comércio até as 20h30
  • Manutenção do toque de recolher das 21h às 5h
  • Distribuidoras de bebidas poderão funcionar somente na função delivery, sendo proibida a retirada de bebidas no local
  • Mantida a proibição da utilização de praças e parques públicos em qualquer período do dia e noite
  • Algumas atividades terão exceções como é o caso de restaurantes
  • Proibida a realização de reuniões públicas e privadas
  • Nos supermercados será permitida apenas uma por pessoa por família, sendo totalmente proibida entrada de crianças nestes estabelecimentos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui