Dia Mundial da Saúde: Políticos e entidades se manifestam em meio à pandemia
Comemoração ocorre no dia seguinte ao que o Brasil bateu sua maior média de registros de mortos em 24 horas, o que gerou comoção nas redes
Hoje (07/04) é Dia Mundial da Saúde. Contudo, pelo segundo ano consecutivo essa data se dá em meio à pandemia. Em 2021, aliás, ela ocorre apenas 01 dia após o Brasil bater seu recorde em registros de mortos em 24 horas. Diante disso, houve intensa manifestação nas redes.
Tanto artistas, quanto políticos e mesmo entidades, como clubes de futebol, manifestaram-se sobre a data. As manifestações se dividem em alertas sobre a continuidade da pandemia, lamentos da atual situação e ausência de vacinação em massa.
A data é global, ou seja, tem comemoração no mundo todo. Ela serve à conscientização sobre a saúde e acompanha ações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Manifestações tomam as redes no Dia Mundial da Saúde
Foram inúmeras as manifestações sobre a data mundial. Afinal, estamos em meio à uma pandemia. No Brasil ela encontra seu pior momento, pois apresentou mais de 4 mil registros de mortes em decorrência do vírus ontem.
Isso, então, causou manifestações não apenas sobre a gravidade da situação e de conscientização. Da mesma maneira, houve a cobrança de medidas, como vacinação em massa.
Também, ocorreram apontamentos de erros na gestão da contenção da situação de saúde pública. Ciro Gomes, aliás, está neste último grupo, tendo se manifestado sobre o Dia Mundial da Saúde:
4.195 mortes. Os responsáveis por esse genocídio vão pagar penal e politicamente! Neste Dia Mundial da Saúde, vamos seguir lutando! pic.twitter.com/A7IQMV9mqN
— Ciro Gomes (@cirogomes) April 7, 2021
Igualmente, o ex-Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, que apontou os problemas que enfrentam os profissionais da saúde. Igualmente, ressaltou as ações governamentais que vão contra medidas defendidas pela OMS:
5 – Ao mesmo tempo, os principais instrumentos de combate ao vírus – a vacinação em massa, o distanciamento social e o uso de máscaras – são criminosamente boicotados pelo governo. Por isso, hoje é também um dia de luto.
— Lula (@LulaOficial) April 7, 2021
Já o Tribunal de Justiça do Paraná aproveitou o Dia Mundial da Saúde para divulgar medidas de informação sobre a Covid-19:
07/04 – Dia Mundial da Saúde l A COVID-19 é uma doença relativamente nova e, a cada dia, mais informações são descobertas através de estudos, pesquisa e muita dedicação dos profissionais capacitados. Compartilhe essas informações e nos ajude a espalhar a verdade e o conhecimento! pic.twitter.com/hnkxBHM8ap
— Tribunal de Justiça do Paraná (@TJPRoficial) April 7, 2021
Além disso, clubes de futebol como Corinthians e Flamengo também realizaram postagens de conscientização:
No Dia Mundial da Saúde é importante relembrar. 👇🏾🙏🏾 #VaiCorinthians pic.twitter.com/IDeWxr7f3u
— Corinthians (@Corinthians) April 7, 2021
Neste Dia Mundial da Saúde, deixamos mais uma vez os nossos aplausos e o nosso agradecimento aos profissionais deste setor, que estão na linha de frente na luta contra a COVID-19. 👏👏👏
A todos, fica o nosso recado: cuidem-se. 🙏
#CRF pic.twitter.com/Hubug6hU6o— Flamengo (@Flamengo) April 7, 2021
Por fim, a defesa ao SUS também não ficou de fora das manifestações online sobre o Dia Mundial da Saúde. Veja, por exemplo, o que disse Marina Silva:
Neste Dia Mundial da Saúde, junte-se ao tuitaço em prol da saúde, pela defesa do SUS, da ciência, da democracia e equidade nesse setor. #semanadasaúde #eudefendoosus #vacinajá #vacinaparatodasetodos pic.twitter.com/wLHHmQrTsY
— Marina Silva (@MarinaSilva) April 7, 2021
SaúdeLab: A importância da alimentação correta no combate à depressão e ansiedade