Com a grande incidência de casos da covid-19 em Curitiba, é fato que os leitos estão sendo cada vez mais ocupados. Pois grande maioria dos casos, necessita de um acompanhamento médico maior. Tendo em vista essa situação, Curitiba planeja abrir mais leitos de UTIs na cidade.

A Prefeitura da capital pretende abrir mais 129 leitos UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) e 146 leitos de enfermaria para conter o avanço do novo coronavírus. De acordo com o último boletim, publicado no último domingo (28/06), já somam 140 mortes e 4.285 casos da covid-19 em Curitiba.

Leia também: Segundo associação, região metropolitana de Curitiba pode ter um lockdown; confira

Leitos de UTIs na capital

No momento, Curitiba conta com 223 leitos de UTIs e 284 leitos de enfermaria. No entanto, a prefeitura já registra que a taxa de ocupação das UTIs da rede pública exclusivas para a doença é de 81%. Ou seja, uma das melhores formas para evitar o colapso no sistema de Saúde é ampliar a estrutura hospitalar.

O prefeito da capital, Rafael Greca comentou sobre o caso: “Estamos preparando nossa rede hospitalar para atender com uma medicina de qualidade os pacientes que precisarem. Mas volto a repetir, nada disso vai dar conta da pandemia se não houver colaboração da população”.

Confira também: Curitiba atinge grande marca de casos da doença, preocupando prefeitura; saiba mais

Dos 129 novos leitos exclusivos para covid-19 110 estarão localizados no Instituto de Medicina, no Alto da XV. O anúncio dos novos leitos de UTIs foi feito na semana passada, e esse será o segundo hospital exclusivo para a covid-19 nesta pandemia. Recentemente, o Hospital Vitória, no CIC, foi reaberto com esse mesmo objetivo.

Então, esses novos leitos fazem parte do plano de contingência de enfrentamento à pandemia do município e integram os 1.088 leitos de UTIs que já foram anunciados. Além disso, a prefeitura da capital, ainda vai utilizar os respiradores que foram enviados pelo governo federal.

Você também pode gostar de: Em Curitiba, região central é o maior polo de mortes pela doença; confira

leitos de UTIs
Novos leitos de UTIs serão abertos em Curitiba. (Foto: Lineu Filho/Tribuna do Paraná)

Enfim, a abertura de novos leitos de UTIs em Curitiba, é uma ótima solução. Já que com os casos subindo cada vez mais, a probabilidade de ficarmos sem leitos disponíveis para os novos infectados. Com essa situação de grande incidência da covid-19 na capital, tem preocupado muito a prefeitura. Que atualmente, analisa novas foras de combater a doença casos os decretos de restrições continuam com pouco efeito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui