Para evitar o contágio, é de extrema importância descartar os materiais de prevenção corretamente. Efetuar o descarte de lixo corretamente é de fato, muito importante. Pois, dessa forma, evita o contágio de quem trabalha com a coleta desses resíduos. A segurança de todos é essencial neste momento.

As máscaras e luvas descartáveis que são utilizadas mesmo que como forma de prevenção, devem ser descartadas no lixo do banheiro, que segue para a coleta do lixo comum, e não separadas com a coleta seletiva.
Essa orientação veio direto do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que elaborou um protocolo específico para esse momento atual da pandemia.

Leia também: Curitiba planeja abrir mais leitos de UTIs; confira

Atenção para o descarte de lixo

Além desses materiais serem descartados no lixo do banheiro, eles também devem ser colocados em dois sacos plásticos resistentes bem vedados. O primeiro saco com apenas dois-terços da capacidade máxima preenchida. Isso deve ser feito com lenços de papel.

Para descartar os materiais perfurocortantes, continuam valendo, as demais recomendações. Vidro quebrado, metais ou outros objetos pontiagudos devem ser depositados em caixas de leite ou outras embalagens. Serem identificadas antes de ser colocado para a coleta.

Confira: Segundo associação, região metropolitana de Curitiba pode ter um lockdown; confira

A capital, além de estar exigindo dos trabalhadores da Limpeza Pública e dos recicladores o uso de EPIs e equipamentos para a devida proteção, vem deixando também, materiais recicláveis em quarentena para evitar o manuseio de resíduos secos que podem potencialmente estar contaminados.

Enfim, também foram reforçados, os trabalhos de assepsia urbana, inclusive utilizando produtos de limpeza específicos para eliminação de micro-organismos, em locais de saúde e públicos de grande circulação.

Confira as orientações para o descarte de lixo correto:

  • Máscaras, luvas e lenços de papel que são utilizados mesmo preventivamente. O descarte de Lixo deve ser feito no lixo do banheiro em sacos resistentes;
  • Quem estiver com a suspeita ou contaminação da covid-19 devem fazer o descarte de todos os seus resíduos, incluindo os recicláveis, para a coleta comum. Em sacos bem resistentes, com apenas 2/3 da capacidade;
  • Os materiais que são perfurocortantes ou outros objetos pontiagudos devem ser depositados em caixas de leite ou embalagens. Serem devidamente identificadas, antes de ser colocada para a coleta;
  • Os sacos que estão devidamente fechados devem ser colocados dentro de um outro saco, também devidamente fechado;
Descarte de lixo
Curitiba alerta para o descarte de lixo (Foto Luiz Costa/SMCS)

Você também pode gostar de: Confira também: Curitiba atinge grande marca de casos da doença, preocupando prefeitura; saiba mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui