Ontem, 29, foram abertas as inscrições para os eleitores, bem como a votação on-line que escolherá os novos representantes que do COMUC (Conselho Municipal de Política Cultural) do biênio 2020/2022.

O processo da votação acontecerá até o dia 09/08, por meio do site da Prefeitura de Belo Horizonte. A lista com os nomes dos candidatos habilitados ao COMUC está disponível dentro do formulário para votação e inscrição contido no mesmo endereço eletrônico.

Leia mais: PBH amplia grupos que poderão realizar teste para Covid-19 a fim de monitoração da doença

Novos representantes do COMUC serão eleitos pela Internet

Doze representantes de setores culturais serão eleitos para compor o Conselho de Política Cultural. Os pré-requisitos para ser um dos eleitores inscritos são: ser domiciliado no município de Belo Horizonte, possuir 2 anos, no mínimo, de atividade cultural, bem como artística comprovada e ter idade acima dos 16 anos.

Confira também: Fiscalização para o uso das máscaras aborda 4,1 mil indivíduos

Escolha dos representantes da gestão passada do Conselho Municipal de Política Cultural
Escolha dos representantes da gestão passada do Conselho Municipal de Política Cultural – Foto: PBH

Cada eleitor terá que escolher seu representante inserido no setor que corresponde à área em que atua. Além destes, 9 representantes também se elegerão para as regionais belo-horizontinas.

Para votar na categoria, os critérios exigidos são domicílio na regional ao qual se irá votar e ter idade acima dos 16 anos. Esse cadastro de eleitores, assim como a votação, ocorrem simultaneamente. Por conseguinte, uma Comissão Eleitoral vai habilitar ou desabilitar o eleitor, segundo critérios previstos em edital. Enfim, as apurações de votos serão feitas somente com votos de eleitores habilitados.

O COMUC (Conselho Municipal de Política Cultural) é a instância que possui grande relevância, uma vez que fortalece os diálogos junto à sociedade civil. Isso permite o aperfeiçoamento contínuo de políticas públicas em termos de cultura dentro do município de Belo Horizonte. O incentivo e a garantia de participação dos cidadãos no processo se mostram de suma importância para assegurar uma gestão democrática dentro dos setores culturais.

Leia mais: Prefeitura de Belo Horizonte entrega cestas básicas aos vulneráveis do município em ação pela Covid-19

Encontrou um erro neste artigo ou notícia? Reportar Erro!

Autores

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui