A 19ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Nova Mutum, que aconteceu nesta segunda (15.06), trouxe para debate medidas combativas à Covid-19, como testes rápidos e mapeamento de casos por bairro.

O vereador Airton Pessi “Quick” (DEM), indicou a necessidade de destinar um centro de triagem e atendimento específico, para atendimento dos pacientes que apresentarem algum sintoma relacionado à covid-19, no município de nova mutum.

A indicação de nº 074/2020, tem como finalidade garantir que pessoas com sintomas leves, similares aos provocados pelo novo coronavírus, como coriza, febre e tosse, sejam atendidos com mais agilidade e sem entrada no ambiente hospitalar, destinado ao atendimento aos casos graves da doença.

Ver. Airton Pessi (Quick) / Fonte: www.novamutum.mt.leg.br/
Ver. Airton Pessi (Quick) / Fonte: www.novamutum.mt.leg.br/

“Eu tenho recebido inúmeras reclamações de pacientes, onde as pessoas com sintomas de coronavírus, vão para o posto de saúde, vão para o pronto atendimento, vão para laboratórios e voltam para casa. Peregrinam para lá, de novo e enquanto isso, estão circulando em vários órgãos públicos, buscando atendimento e buscando saber o que realmente têm. Então eu peço para o executivo municipal, que crie um lugar específico para estas pessoas equipado com profissionais para atendê-los com seus Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), para não ser contaminados. Será uma forma de evitar o contágio rápido, como está acontecendo aqui em Nova Mutum”, justificou Pessi.

Já o vereador José da Paixão (PP), sugeriu à Casa, por meio da indicação nº 076/2020, a necessidade de intermediar junto ao governo do Estado de Mato Grosso, para que testes rápidos do novo coronavírus, feitos em laboratórios privados passem a ser considerados para efeito de estatística no boletim estadual sobre a Covid-19.

Segundo o camarista, Essa medida aumentará a transparência na divulgação de dados da covid-19 no Estado, fazendo com que os laboratórios privados, sejam obrigados a notificar as autoridades estaduais, dos resultados dos testes realizados.

“Precisamos saber qual a real situação do nosso município, para que todos tenham ciência do momento que estamos vivendo e para que cada um possa se cuidar da melhor forma possível, para evitar que os números [de contagiados] se multipliquem de forma desordenada”, explicou.

Ver. José da Paixão / Fonte: www.novamutum.mt.leg.br
Ver. José da Paixão / Fonte: www.novamutum.mt.leg.br

Por outro lado, ainda discorrendo sobre o tema da saúde pública, em meio à pandemia, o vereador Lucas Badan (PRB), trouxe ao debate, a indicação nº 076/2020, onde ressalta a necessidade de viabilizar um estudo de mapeamento dos casos de Covid-19 em Nova Mutum, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para verificar quais bairros encontram-se com maior número de pessoas infectadas.

Segundo ele, o trabalho de visualização de dados por bairros, serve como ferramenta para que as pessoas tomem consciência sobre a situação e sejam menos negligentes, com relação aos cuidados sanitários e às medidas preventivas da Saúde, como usar máscaras, lavar as mãos e respeitar o distanciamento social, evitando festas e aglomerações.

“Isso serve para as pessoas saberem como está o seu bairro, e para terem mais consciência também e buscar se cuidar. Pois, muitos estão precisando ver para crer, porque não estão acreditando ou levando a sério a situação”, reforçou.

Ver. Lucas Badan / Fonte: www.novamutum.mt.leg.br
Ver. Lucas Badan / Fonte: www.novamutum.mt.leg.br

Além disso, outra propositura também trazida por Quick, a de nº 078/2020, indica a necessidade de destinar o valor que seria gasto na festa de comemoração do aniversário da cidade em aquisição de testes rápidos para Covid-19, buscando colaborar de maneira efetiva no combate e controle ao novo coronavírus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui