A cerimônia de mais uma inauguração da Campanha Mulheres Rurais, Mulheres com Direitos, que está em sua 5ª edição, foi realizada nesta quarta (29.07), às 16h no Palácio do Planalto.

Ainda mais, o evento contou com a presença do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro e sua esposa, Michelle Bolsonaro, além da ministraa da de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina e da pasta da Mulher. E a ministra da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.

A princípio, a campanha, que é idealizada pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), tem como finalidade dar voz às mulheres rurais indígenas e afrodescendentes de todo o país.

Além disso, edição após edição, estas mulheres vem expondo e batalhando contra as desigualdades estruturais, sociais, econômicas e ambientais, dentro da área do Agro. Situação esta, que foi agravada com o início da pandemia, causada pela Covid-19, a nível mundial.

Do mesmo modo, em concordância com o foco da iniciativa, a ministra de Agricultura, Tereza Cristina, reforça o poderio que estas mulheres têm de gerar transformação, junto de seus apoiadores governamentais e não-governamentais.

“Essa campanha é de valorização das mulheres produtoras rurais. É preciso somar forças para que juntos – governo federal, FAO e organizações parceiras – sejamos capazes de transformar esse cenário de desigualdades sociais e econômicas em relação à mulher trabalhadora no campo”, afirmou a ministra.

Realidade e desafios

De acordo com dados da FAO, cerca de 60 milhões de mulheres vivem em zonas rurais da América Latina e Caribe. E a maioria delas têm papel essencial na produção e abastecimento de alimentos.

Porém, muitas delas enfrentam limitações extremas, no que diz respeito ao acesso a recursos, como insumos agrícolas, financiamento, seguro, além de muitas barreiras para colocar os produtos no mercado.

Já o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), contradiz estes dados, ao mostrar que no país, existem quase 1 milhão de mulheres rurais, à frente da produção agrícola. Isto é, aproximadamente 20% do total de produtores rurais, segundo mostram os dados do Censo Agropecuário de 2017.

Confira mais notícias em: https://tecnonoticias.com.br/

Encontrou um erro neste artigo ou notícia? Reportar Erro!

Autores

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui