As inscrições para concorrer ao 42º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos já estão abertas. Profissionais de todo o país têm até o próximo dia 06 de agosto para se inscrever, pelo site da premiação.

Considerado de uma tradição forte e símbolo no reconhecimento de trabalhos que valorizam a democracia e os direitos humanos, o prêmio tem abrangência nacional.

Jornalistas, artistas do traço e repórteres fotográficos de todo o Brasil têm até 6 de agosto para inscrever suas produções e concorrer ao 42º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

O Prêmio

Criado em 1978, o Prêmio que leva o nome de um grande jornalista brasileiro, que foi preso, torturado e morto pela ditadura militar em 1975. A premiação tem como objetivo estimular jornalistas e artistas do traço a tratarem do tema da Anistia e dos Direitos Humanos.

Desde o princípio, o Prêmio Vladimir Herzog estimulou a luta pela Democracia, por meio da ajuda da chegada da Anistia, além da mobilização pelas eleições “diretas já”.

Logo, o Prêmio vem reconhecendo o trabalho de jornalistas que colaboraram na defesa e promoção da Democracia, da Cidadania e dos Direitos Humanos e Sociais em todo o país.

Esta edição é promovida e organizada por uma comissão constituída pelas seguintes instituições: Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ; Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo; Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Associação Brasileira de Imprensa – ABI; Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – ABRAJI; Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil – UNIC Rio; Coletivo Periferia em Movimento; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP; Instituto Vladimir Herzog; Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Nacional, Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo; Conectas Direitos Humanos; Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo e Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom.

Inscrições e categorias

Os candidatos interessados em concorrer à premiação devem se inscrever pelo site oficial do Prêmio Vladimir Herzog, preencher a ficha cadastral e anexar um obra de sua autoria, que tenha sido publicada ou veiculada entre 21 de julho de 2019 e 31 de julho de 2020.

Também serão aceitas produções jornalísticas inscritas nestas seis categorias abaixo, junto de seus respectivos produtos/obras:

Arte – ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos publicados em veículos impressos ou eletrônicos

Fotografia – Foto ou série fotográfica publicada em veículos impressos ou eletrônicos

Produção jornalística em texto – Reportagens em texto publicadas em veículos impressos ou eletrônicos

Produção jornalística em áudio – Reportagens ou documentários em áudio

Produção jornalística em vídeo – Reportagens ou documentários em vídeo

Produção jornalística em multimídia – Reportagens multimídia publicadas na internet

A solenidade de premiação está prevista para 25 de outubro, em ambiente totalmente virtual, devido à realidade da pandemia que está sendo vivida.

Encontrou um erro neste artigo ou notícia? Reportar Erro!

Autores

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui