Culinária Francesa: Sopa de Cebola Gratinada

Tão deliciosa quanto demorada!

Sopa De Cebola Gratinada é uma receita clássica da culinária francesa, hoje, 10 de Março, o Tecno Notícias traz esse prato com nível elevado de dificuldade de ser preparado. Contudo, esse parto rende cinco porções e tempo de preparo de até três horas. Sobretudo esse é um ótimo prato de se fazer na casa da avó.

 

Saiba como fazer a Sopa de Cebola Gratinada

 

Sabemos como os franceses são bem próximos da comida, desse modo, eles não economizam tempo preparando os seus pratos. A princípio o segredo da Sopa de Cebola Gratinada está na caramelização da cebola. Portanto o processo pode levar até uma hora, há relatos de chefs franceses que ficam cinco horas nessa etapa.

 

Veja também: Cebola caramelizada: como preparar esse acompanhamento em 10 minutos

 

Ingredientes

 

  • 4 cebolas cortadas em fatias finas ;
  • 600 ml de caldo de carne caseiro ou pronto;
  • 400 ml de vinho branco ou cidra;
  • 100g de gruyère ralado;
  • 100g de manteiga;
  • 8 fatias de baguette;
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo;
  • Pitada de conhaque;
  • 1 dente de alho cortado ao meio;
  • Sal e pimenta moída na hora;
  • 1 colher de sopa de vinagre balsâmico (opcional);
  • 3 raminhos de tomilho (opcional).

 

Passo a Passo da sopa de cebola

Sopa de cebola caramelizada pronta para servir.
Culinária Francesa: Sopa de Cebola Gratinada. Imagem de Ponyo Sakana no Pexels

Primeiramente derreta a manteiga em fogo baixo, o indicado é usar uma panela de fundo grosso. Em sequência adicione a cebola, jogue o tempero e cozinhe mexendo até ficar marrom. Esse processo de uma boa sopa de cebola pode levar de 60 a 120 minutos, ou seja, se prepare!

Em outra panela misture a farinha e o tomilho, cozinhe, mexendo por alguns minutos. Atenção nesse momento com a dose dos líquidos. Primeiramente adicione o vinagre e o vinho/cidra com o intuito de raspar os pedaços marrons na panela.

Depois de raspar o fundo da panela junte o caldo e deixe fervendo. Outra etapa longa, volte a misturar, dessa vez em fogo baixo, durante uma hora.

Pode começar a aquecer o forno nesse momento. Na hora de fazer a baguette pegue o alho e esfregue nas fatias do pão já torrado. Não se esqueça de colocar a manteiga derretida em ambos os lados da fatia.

Adicione uma pequena quantidade de conhaque. Cheque o sabor e observe durante 10 minutos. Por fim coloque as fatias de pão sobre a sopa, uma boa quantia de gruyère ralado e leve a Sopa de Cebola Gratinada ao forno até dourar.

 

Sugestão de consumo

 

Se tratando de uma receita especial, o ideal é servir a sopa de Cebola Gratinada o mais de acordo possível com a sua cultura. Nesse caso, opte por pratos de sopa que possam ser levados ao forno, e claro, escolha um dia em frio e aconchegante.

Bon appetit!

Veja também: Culinária cajun ou criola: conheça a receita Jambalaya.

Para obter mais conteúdos siga o Tecno Notícias no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.