Tapioca de café com doce de leite: uma receita simples e muito saborosa

Tapioca de café com doce de leite. Foto: Reprodução/iStok
Tapioca de café com doce de leite. Foto: Reprodução/iStok

Nesta sexta, 25 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnonotícias, preparamos para você um irresistível prato, além de muito saboroso. A receita de hoje é: tapioca de café com doce de leite.

Esta deliciosa tapioca de café com doce de leite é fácil e simples de fazer. O tempo de preparo é de aproximadamente 60 minutos, rende até 8 porções e tem grau de dificuldade fácil.

Assim, leia mais: Roseta de peixe com manga grelhada: uma das melhores receita que você já viu

Saiba como fazer a tapioca de café com doce de leite
Uma sobremesa com cara bem brasileira. A tapioca fica com gostinho de café, aquele tostado único, que combina demais com o doce de leite do recheio. Resista à tentação de carregar no recheio: a boa tapioca é equilibrada, com recheio na medida.

Portanto, confira também: Estrogonofe russo (com creme azedo): o estrogonofe mais saboroso de todos
Ingredientes da receita

500 gramas de polvilho doce (cerca de 4 xícaras);
1 ¼ xícara (chá) de café coado forte e frio (300 ml);
1 pitada de sal;
Doce de leite a gosto para rechear;
Nibs de cacau a gosto para rechear;

Passo a passo da tapioca de café com doce de leite
Tapioca de café com doce de leite. Foto: Reprodução/iStok2 Tapioca de café com doce de leite. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, em uma tigela grande, coloque o polvilho e tempere com uma pitada de sal. Logo após, vá regando com o café, aos poucos, e misturando com as mãos até que não tenha mais partes brancas de polvilho na massa.

A quantidade de líquido pode variar conforme o polvilho. A massa deve ficar bem úmida e sedosa, que modela ao ser apertada. Assim que for hidratada, a massa de tapioca já pode ser usada, mas, se puder, deixe descansar por 10 minutos.

Em seguida, sobre outra tigela, passe a massa de tapioca hidratada por uma peneira, raspando com uma colher – assim a farinha fica bem solta e fininha. Nessa etapa, você pode tampar e armazenar na geladeira por até 5 dias. Logo após, leve uma tapioqueira (ou frigideira antiaderente) ao fogo médio.
Passo adiante
Dica: para saber se está quente o suficiente, salpique um pouco da farinha de tapioca – ela deve pular depois de alguns segundos. Logo após, abaixe o fogo e, com uma colher grande (ou escumadeira), espalhe uma porção da farinha formando um disco uniforme no fundo da frigideira, sem compactar.

Em seguida, coloque a porção de farinha de uma só vez no centro da frigideira e vá espalhando delicadamente com as costas da colher. Se preferir, peneire a massa de tapioca direto na frigideira.

Logo após, deixe a tapioca cozinhar por 1 minuto até firmar – não precisa virar. Espalhe uma colherada de doce de leite e polvilhe com nibs de cacau. Depois, dobre a tapioca ao meio e deixe o recheio aquecer por alguns segundos. Por fim, sirva a seguir, com frutas picadas.
Sugestão de consumo da receita
A tapioca de café com doce de leite fica uma delícia pura, mas acompanhá-la com um saboroso café expresso feito na hora, juntamente com algumas frutas, fica perfeito. Essa combinação realmente é irresistível!

Ademais, leia também: Sobrecoxa de frango com erva-doce e estragão: uma deliciosa receita que combina frango com ervas

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]