O mundo das letras e da comunicação reflete o mundo real pelas suas nuances e sabores, e, é através desses sabores q...

Receita de sopa de caranguejo: prato tradicional para seu jantar

Receita para surpreender todos em casa

A sopa de caranguejo é um prato tradicional com frutos do mar que vale a pena testar diretamente desde o seu lar. Assim sendo, neste domingo, 28 de novembro, no Cozinha & Receitas, aprenda o passo a passo que leva a ter um ótimo resultado em uma refeição cheia de tempero.

A sopa de caranguejo é extremamente tradicional em diversas regiões do mundo. Embora muito saborosa, precisa de uma preparação aproximada de 1 hora e 40 minutos, que rende 2 porções grandes.

Leia mais: Receita da saborosa sopa de batata: perfeita para encarar um dia chuvoso

Saiba como fazer sopa de caranguejo

O caranguejo é um fruto de mar extremamente saboroso e cheio de proteínas. Portanto, siga o passo a passo para realizar uma saborosa sopa de caranguejo, que deixará todos os seus comensais de boca aberta.

Ingredientes da receita

  • 2 caranguejos grandes;
  • 2 cenouras médias, descascadas e picadas;
  • 1 cebola média, picada.
  • 3 colheres de sopa de manteiga;
  • 2 colheres de sopa de pasta de tomate;
  • 2 dentes de alho, picados;
  • 3/4 taça de vinho branco;
  • 2/3 xícara de chá de arroz de grãos longos não cozidos;
  • 1 colher de chá de pimenta moída grosseiramente;
  • 2 xícaras de creme de leite;
  • 1 colher de chá de tomilho fresco picado;
  • 1-1/2 colheres de chá de sal;
  • Salsa fresca picada, opcional.

Passo a passo da sopa de caranguejo

Receita de sopa de caranguejo: prato tradicional para seu jantar (Foto: iStock)
Receita de sopa de caranguejo: prato tradicional para seu jantar (Foto: iStock)

Em uma panela com tampa, adicione 4 dedos de água e deixe ferver. Após, adicione os caranguejos e coloque a tampa para cozinhar a vapor por 8 minutos. Cuidadosamente, retire os caranguejos, reservando o líquido.

Posteriormente, quando esfriar o suficiente para manusear, remova a carne das garras e do rabo, reservando qualquer suco. Refrigere a carne e os sucos. No entanto, usando a mesma panela, cozinhe cenouras e cebola em manteiga a fogo alto durante aproximadamente 8 minutos.

Em seguida, mexa junto com a pasta de tomate e cozinhe até começar a caramelizar, cerca de 5 minutos. Ao mesmo tempo, acrescente alho e cozinhe durante 1 minuto. Incorpore o vinho e espere reduzir o conteúdo pela metade.

Por último, adicione cuidadosamente conchas de caranguejo, corpos, líquido de cozimento reservado, sucos  reservados e caldo. Em seguida, leve a mistura para cozinhar em fogo brando e deixe cozinhando durante 1 hora.

Finalmente, cozinhe durante 1 hora e aperte cuidadosamente para extrair o máximo de líquido possível. Enquanto isso, adicione o arroz e cozinhe dentro da panela durante 25 minutos, após adicione o creme de leite, tomilho, sal e pimenta. Leve a mistura a uma temperatura muito baixa.

Sugestão de consumo da receita

Nossa sugestão de consumo da receita de sopa de caranguejo é consumir junto com pão italiano. Além disso, você pode separar mais uma taça de vinho utilizada durante o processo de cozinhar para acompanhar a sua refeição, o resultado será ótimo!

Sopa sem lactose: entenda os segredos desta alternativa para quem tem restrição

Comentários
Loading...