Top Stores

Scones: o melhor pão caseiro de todos

Confira agora o passo a passo desta deliciosa receita

Nesta sexta-feira, 22 de outubro, no Cozinha & Receitas do Tecnonotícias, queremos te apresentar um pãozinho bem caseirinho ! A receita desta sexta é: scones. Você vai se surpreender com o resultado!

Esta delicia de scones é muito fácil, simples e rápida de fazer! O tempo de preparo é de 30 minutos e o rendimento é de 8 unidades. Prepare-se e vamos juntos fazer estas maravilhas de pãezinhos.

Assim, leia mais: Enroladinho de salsicha: a melhor receita de enroladinho para você

Saiba como fazer o scones

Pãozinho típico do chá da tarde inglês, é uma ótima opção para o café da manhã ou lanche da tarde. Feito com fermento químico, de bolo, não precisa de tempo de fermentação e assa em 15 minutos.

Portanto, confira também: Pão de queijo: o melhor acompanhamento para um café quentinho

Ingredientes da receita

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  • ½ colher (chá) de sal;
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó;
  • 2 colheres (sopa) de açúcar;
  • 75 g de manteiga gelada em cubos;
  • 1 ovo leite (cerca de ⅓ de xícara de chá);
  • Leite para pincelar os scones;
  • Açúcar para polvilhar os scones;

Passo a passo dos scones

Scones (Foto: Reprodução/iStock)
Scones (Foto: Reprodução/iStock)

Antes de tudo, pré-aqueça o forno a 200° C (temperatura média). Numa tigela grande, peneire a farinha com o fermento. Em seguida, adicione o sal, o açúcar e misture. Então, reserve. Na jarra medidora, quebre o ovo e bata com um garfo para misturar a clara com a gema. Neste momento, adicione leite até completar 150 ml e misture com o garfo novamente.

Depois, acrescente a manteiga gelada aos ingredientes secos na tigela e misture bem, esfarelando com as pontas dos dedos até formar uma farofa – a ideia é desmanchar a manteiga em pequenos pedacinhos envoltos com farinha. Então, abra um buraco no centro e adicione a mistura de leite com ovo.

Assim, misture com uma espátula de silicone (ou bambu), do centro para a borda da tigela, até a farinha incorporar todo o líquido – dessa forma, você não aquece a massa com o calor das mãos. Logo após, transfira a massa para a bancada levemente enfarinhada e amasse rapidamente com as mãos para formar uma bola mais uniforme e lisa – não é para sovar a massa. Quanto menos ela for trabalhada, melhor.

Adiante, polvilhe um pouco de farinha e, com o rolo de macarrão, abra a massa até ficar com cerca de 2 cm de altura. Iremos usar o cortador de 6 cm. Então, ao abrir a massa, pense num formato que aproveite o máximo de área para cortar os scones. Passe o cortador na farinha e corte os pães. Mas, atenção, na hora de cortar, não gire o cortador, faça um movimento único, de cima para baixo.

No entanto, isso favorece o crescimento dos scones no forno, formando um rachadinho típico na lateral de cada pãozinho. Em seguida, transfira os pães para uma assadeira grande, de preferência antiaderente (ou untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo). Junte as aparas de massa, amasse rapidamente apenas para ficar uniforme de novo e abra para cortar os scones.

Então, repita esse processo quantas vezes forem necessárias. Pincele a superfície de cada scone com leite e polvilhe com um pouco de açúcar – assim eles ficam dourados. Por fim, leve ao forno para assar por cerca de 15 minutos até crescerem e dourarem. Atenção: não asse demais, para que não fiquem ressecados. Retire do forno e sirva mornos ou em temperatura ambiente. Eles ficam uma delícia com clotted cream e geleia de frutas.

Sugestão de consumo da receita

Para acompanhar sua maravilhosa receita, passe uma manteiga, requeijão ou geleia em seus scones. Então, sirva-se a vontade.

Ademais, leia também: Dalgona candy: o biscoito mais popular da série round 6

Comentários
Loading...