Top Stores

Rolinho de repolho: uma receita saudável e muito saborosa

Confira aqui como fazer esta extraordinária receita

Nesta segunda-feira, 11 de outubro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, iremos apresentar o prato mais saudável e saboroso para fazer no seu almoço! A receita de hoje é: rolinho de repolho. Este delicioso preparo é muito fácil e simples! O tempo gasto é de 45 minutos e rende 2 porções.

Saiba como fazer o rolinho de repolho

O rolinho de repolho é um prato que pode ser preparado sem medo, pois até quem não tem costume de comer o vegetal vai gostar. É uma forma diferente de cozimento, e muito, mas muito saborosa. Confira o passo a passo e se delicie!

Confira ainda: Arroz carreteiro: uma receita deliciosa e típica do sul do Brasil

Ingredientes da receita do molho

  • 2 tomates italianos grandes maduros
  • 1 dente de alho
  • ½ colher (chá) de gengibre em pó
  • 1 pitada de pimenta-de-caiena
  • ½ colher (chá) de sal
  • 1 folha de louro
  • 1 colher (sopa) de azeite

Ingredientes do rolinho

  • 4 folhas de repolho
  • 2 talos de espinafre (folhas e talos)
  • 1 colher (sopa) de gergelim branco e preto
  • ¾ de xícara (chá) de arroz cozido
  • 1 ovo
  • Azeite a gosto
  • 1 dente de alho
  • Sal a gosto
  • Óleo de gergelim a gosto (opcional)
  • Folhas de salsinha a gosto para servir

Passo a passo do molho do rolinho de repolho

Rolinho de repolho (Foto: Reprodução/iStock)
Rolinho de repolho (Foto: Reprodução/iStock)

Primeiramente, lave e retire a pele dos tomates. Em seguida, leve uma panela média com água ao fogo alto.  Dessa forma, corte um X na base de cada tomate e prepare uma tigela com água e gelo.

Assim que a água ferver, mergulhe os tomates; quando a pele começar a soltar, com uma escumadeira transfira os tomates para a tigela com gelo – o choque térmico faz com que a pele se desprenda facilmente. A partir de então, puxe e descarte a pele do tomate.

Corte os tomates em quartos, descarte as sementes e transfira para o mini-processador. Descasque o dente de alho e junte aos tomates. Adicione o gengibre, a pimenta e o sal e bata bem até ficar liso.

Logo depois, leve uma panela com o azeite e a folha de louro ao fogo médio. Assim que o azeite aquecer e estiver perfumado pelo louro, retire a panela do fogo e junte o tomate batido. Volte ao fogo e cozinhe em fogo médio por cerca de 5 minutos, até o molho engrossar levemente. Reserve.

Passo a passo do rolinho

Inicialmente, leve uma panela média com água ao fogo alto para ferver. Enquanto isso, destaque as folhas de repolho. Com a ponta da faca, faça um corte na base da folha, bem rente do talo, e vá soltando uma folha de cada vez para não rasgarem. Lave as folhas sob água corrente.

Assim que a água ferver, mergulhe as folhas por apenas 2 minutos até amolecerem levemente. Imediatamente, transfira para um escorredor e passe sob água corrente para interromper o cozimento – assim ficam macias para enrolar, mas ainda crocantes. Espere escorrer bem a água.

Enquanto isso, prepare os outros ingredientes. Lave, seque bem e destaque as folhas dos talos do espinafre. Pique fino os talos do espinafre. Descasque e pique fino o alho. Quebre o ovo numa tigela pequena, bata com um garfo para misturar a clara com a gema e reserve.

Leve uma frigideira antiaderente média ao fogo médio para aquecer. Regue com 1 ½ colher (chá) de azeite, adicione os talos de espinafre, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 1 minuto, até murchar levemente. Acrescente as folhas de espinafre e refogue por mais 1 minuto. Adicione o gergelim e o alho e mexa por 1 minuto para perfumar. Junte o arroz cozido e misture bem. Com a espátula, afaste o arroz para um canto da frigideira e regue com um fio de azeite.

Em seguida, adicione o ovo, mexa rapidamente com a espátula até o ovo começar a cozinhar e misture com o arroz. Prove e ajuste o sal. Por fim, acrescente gotas de óleo de gergelim a gosto. Desligue o fogo e transfira a mistura de arroz para uma tigela.

Passo a passo da montagem

Sobre a tábua, disponha uma folha de repolho bem aberta. Coloque uma porção do arroz com espinafre (cerca de 2 ½ colheres (sopa), deixando cerca de 2 cm da base da folha livre para enrolar.

Enrole a ponta sobre o recheio, dobre as laterais da folha para dentro e continue enrolando até o fim. Do mesmo modo, repita com as outras folhas. Volte a frigideira ao fogo médio para aquecer. Regue com ½ colher (sopa) de azeite e disponha os rolinhos de repolho, um ao lado do outro. Doure por 2 minutos de cada lado. E então, divida o molho de tomate em 2 pratos e disponha 2 rolinhos de repolho por prato sobre o molho.

Sugestão de consumo da receita

Assim, para acompanhar essa delícia, você pode fazer um omelete, um ovo frito,  um suco natural (de sua preferência)

Veja também: Gratinado de frango: esta é uma receita para se apaixonar

Comentários
Loading...