Top Stores

Polenta rápida com ratatouille de frigideira: uma receita prática, impressionante e muito saborosa

Confira agora o passo a passo desta deliciosa e nutritiva receita

Nesta quinta, 28 de outubro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, iremos apresentar uma receita deliciosa e rápida de polenta. O prato deste dia é: polenta rápida com ratatouille de frigideira.

Esta polenta rápida com ratatouille de frigideira é muito fácil e simples e rápida de fazer. O tempo de preparo desta receita é de 30 minutos, rende 4 porções, grau de dificuldade: fácil. Experimente agora fazer esta polenta.

Assim, leia mais: Okonomiyaki (panqueca de repolho): não gosta de repolho, mude de ideia depois desta maravilhosa receita

Saiba como fazer polenta rápida com ratatouille de frigideira

Em meia hora você prepara uma refeição que é um charme. Para quem tem dificuldade de incluir legumes na alimentação, está aqui um preparo que é fácil e delicioso. Perfeita para um jantar quentinho no meio da semana.

Portanto, confira também: Arais: uma deliciosa e diferente receita de sanduíche

Ingredientes para o ratatouille

  • 1 pimentão amarelo pequeno;
  • 1 abobrinha;
  • 3 ramos de tomilho;
  • 1 berinjela;
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
  • 1 xícara (chá) de tomates sweet grape (cerca de 180g);
  • 1 cebola roxa;
  • 2 colheres (sopa) de manteiga;
  • 1 dente alho;
  • 3 colheres (sopa) de azeite;
  • 3 ramos de salsinha;
  • 1 xícara (chá) de polenta instantânea;
  • ½ colher (chá) de sal;
  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado;

Passo a passo da polenta rápida com ratatouille de frigideira

Polenta rápida com ratatouille de frigideira (Foto: Reprodução/iStock)
Polenta rápida com ratatouille de frigideira (Foto: Reprodução/iStock)

Primeiramente, faça o pré-preparo: lave os legumes sob água corrente e seque bem. Após, descarte a ponta e corte a berinjela ao meio, no sentido do comprimento. Em seguida, corte cada metade em 3 tiras e as tiras em fatias de 2 cm (se a berinjela for muito grande, corte cada metade em 4 tiras). Logo mais, corte a abobrinha ao meio, no sentido da largura.

Depois, corte as metades ao meio novamente, no sentido do comprimento. Em seguida, fatie as partes mais finas em 3 tiras e as mais grossas em 4 tiras, e então corte as tiras em pedaços de 1,5 cm. Após, corte o pimentão ao meio; descarte o cabo as sementes e corte as metades em quadrados de 2 cm. Depois, descasque e corte a cebola em cubos de 2 cm. Em seguida, descasque e pique fino o alho.

Contudo, corte os tomates ao meio. Lave, seque e pique grosseiramente a salsinha. Leve uma frigideira grande ao fogo médio para aquecer. Em seguida, regue com 1 colher (sopa) de azeite, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos, até ficar translúcida. Então, junte o alho, os ramos de tomilho e mexa por 1 minuto para perfumar.

Passo seguinte

Em seguida, adicione o pimentão, tempere com sal e refogue por 2 minutos. Após, abaixe o fogo e regue com o restante do azeite, acrescente a berinjela, tempere com uma pitada de sal e de pimenta e refogue por cerca de 5 minutos, até o legume começar a ficar macio e mudar de cor. Depois, adicione a abobrinha e refogue por mais 8 minutos – os legumes devem ficar dourados e cozidos, mas ainda al dente.

Em seguida, adicione os tomates e mexa delicadamente por 1 minuto para aquecer. Depois, desligue o fogo, prove e ajuste o sal. Após, misture a salsinha e reserve numa tigela para preparar a polenta. Em seguida, leve uma panela média com a água ao fogo alto. Assim que ferver, adicione o sal e diminua o fogo para médio. Então, acrescente a polenta aos poucos, mexendo com um batedor de arame para não empelotar.

Em seguida, mexa por 2 minutos até a polenta ficar cremosa. Atenção: o tempo de cozimento da polenta instantânea pode variar dependendo da marca; caso necessário, cozinhe por mais alguns minutos. Por fim, desligue o fogo, misture a manteiga e o queijo parmesão. Sirva a seguir com a ratatouille.

Sugestão de consumo da receita

A polenta rápida com ratatouille de frigideira, fica uma delícia pura, mas você pode acompanhar com um suco natural (de preferência)! A polenta também pode ser servida juntamente com algum tipo de carne bovina ou até mesmo frango grelhado.

Ademais, leia também: Abobrinha grelhada com sementes de coentro e limão: uma deliciosa e muito saudável refeição

Comentários
Loading...