Pão francês feito em casa: confira o passo a passo para arrasar no café da manhã

O Ppo francês feito em casa fica crocante, saboroso e o melhor, foi feito por você.

O tempo total de preparo do nosso Pão francês feito em casa é de 3 a 4 horas, o tempo de mistura dos ingredientes e manipulação da massa (sovar) é de 60 minutos. Os ingredientes desta receita rendem 6 porções, então hoje, sábado, 06 de março, o Cozinha & Receitas do Tecnonoticias traz para você como fazer um Pão francês feito em casa.

Pão francês feito em casa

Para fazer a massa primeiro precisamos fazer o processo de criar a esponja, portanto a esponja é uma parte essencial para que nosso pão cresça e fique crocante como o feito na padaria. O tempo de crescimento vai depender também do clima da região, quanto mais quente mais rápido.

Em lugares muito frios pode levar até 60 minutos para a esponja crescer, portanto, enquanto a esponja descansa para crescer devemos prestar atenção para que ela não cresça muito, então precisamos ficar olhando de 15 em 15 minutos para ver se está no ponto.

Caso cresça muito e ainda não tenha passado os 30 minutos já podemos destampar e partir para o próximo passo da receita, pois se crescer muito ela perde a força e a massa do pão pode murchar. O ponto certo da esponja é quando essa massa cria ar dentro, ficando cheia de bolinhas.

Leia mais: Pão caseiro fofinho e fácil: perfeito para o café ou lanche

Ingredientes da esponja

  • 5 colheres de sopa de água
  • 30g de farinha de trigo (1/4 de xícara)
  • 6g de fermento biológico seco (1/2 pacote)

Ingredientes da massa

  • 175 ml de água
  • 1/2 colher (sopa) rasa de açúcar
  • 300g de farinha de trigo (2 e 1/4 de xícara)
  • 1/2 colher (sopa) de sal (colher rasa)
  • 1 colher (sopa) rasa de banha (margarina ou óleo).

Passo a passo do Pão francês feito em casa (Parte 1)

Pão francês feito em casa - Reprodução Pinterest
Pão francês feito em casa – Reprodução Pinterest

Primeiro precisamos fazer a esponja, então pegue um recipiente e coloque a farinha o fermento e as 5 colheres de água, vai virar uma pastinha, então misture bem.

Após isso devemos tampar a massa colocando um pano de prato sobre o recipiente. Deixe crescer por aproximadamente 30 minutos olhando de 15 em 15 minutos.

Coloque 300g de farinha de trigo de trigo sobre a esponja que fizemos, meia colher de sopa de açúcar e meia colher de sopa de sal.

Agora colocamos 175ml de água, se for sovar a massa na planetária precisamos usar água gelada, se for sovar na mão a água pode ser em temperatura ambiente.

Misture bem. Agora jogue um pouco de farinha na bancada e coloque a massa sobre ela e vá sovando, se a massa grudar na bancada enfarinhe com mais um pouco de massa.

Devemos sovar até a massa ir ficando lisa, faça o teste abrindo um pedaço dela nas mãos e observando se ela ficou no ponto de véu (ativa o glúten) que é quando abrimos a massa e ela não rasga.

Passo a passo do Pão francês feito em casa (Parte 2)

Deixe a massa descansar por 20 minutos, então abra a massa e coloque a colher de banha e sove durante 5 minutos para a banha agregar na massa. A massa já está completa, colocamos para descansar por mais 15 minutos.

Agora vamos cortar a massa em 6 partes iguais, então enrole as partes em formato de bola. Em seguida, vamos então moldar o nosso do Pão francês feito em casa. Vamos abrir a massa com a mão e ir enrolando como um rocambole.

A cada vez que damos uma volta apertamos na junção do rolinho com a massa para alisar e selar, então assim o pão não abre ao assar.

Agora iremos repetir esse processo até terminar de enrolar o pão, faça isso em todas as outras bolinhas de massa.

Deixe descansar por mais 5 minutos, então sempre que deixar descansar coloque um pano sobre para a massa não ressecar.

Amasse e molde novamente cada Pão francês feito em casa, sempre dando a amassadinha depois de cada volta. Coloque então em uma forma untada com um pouquinho de óleo deixando espaço entre eles.

Passo a passo do Pão francês feito em casa ( Parte 3)

Deixe descansar por 1 hora ou mais dependendo do clima da sua região, portanto após 20 minutos do pão estar descansando já podemos ligar o forno a 250° graus.

Pegue uma faca afiada e faça o cortezinho característico no meio do pão francês, salpique um pouco de água sobre eles.

Derrame um pouco de água na chapa abaixo da grelha do forno para levantar vapor, então coloque sua forma dentro do forno e feche.

Esse truque é o que deixa o pão mais crocante, deixe assar por 20 minutos ou até que fique dourado e pronto, seu pão fresquinho.

Sugestão de consumo

O pão francês feito em casa fica bem de qualquer forma, portanto podemos comer acompanhado do nosso cafezinho de costume.

Ou então, podemos colocar queijo, presunto, requeijão ou simplesmente passar manteiga.

Leia agora: Biscoitos sequilhos para café da manhã ou lanche; rende 100 porções

Dicas para o bolo perfeito

Janaína Barros entrevista a confeiteira gourmet Fabíola Melo sobre dicas muito especiais para quem quer fazer um bolo muito especial.

Para obter mais conteúdos siga o Tecno Notícias no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.