Esfiha de carne: aprenda a fazer um salgado fácil e prático

Essa é uma ótima opção de lanche de manhã ou tarde

Querendo dicas de quitutes para o lanche da manhã ou da tarde? Você veio ao lugar certo, pois aqui, no Cozinha & Receitas, do Tecnonotícias, nesta sexta-feira (04/03), você vai aprender como fazer uma receitinha super fácil: a esfiha de carne.

Saiba como fazer a esfiha de carne

Vamos precisar de ingredientes simples para preparar essa delícia. Portanto, pegue o papel e a caneta e anote tudo, para que sempre tenha em mãos a melhor receita de esfiha que você verá. Fique atento a cada detalhe, assim, sairá conforme escrito.

Leia mais: Confira a receita do melhor feijão tropeiro, e se surpreenda!

Ingredientes

Para a massa utilizaremos os seguintes ingredientes que estão citados abaixo:

  • 600 gramas de farinha de trigo;
  • 10 gramas de fermento biológico seco instantâneo;
  • 200 ml leite/água (pode ser usado só água ou leite desnatado para uma receita light);
  • 100 ml óleo de canola ou girassol;
  • 3 colheres de sopa de açúcar;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 2 ovos.

Ingredientes do recheio

Para o recheio você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 500 gramas de carne moída (de preferência patinho);
  • 1 tomate grande;
  • 1/2 pimentão vermelho pequeno;
  • 2 limões pequenos; 
  • 1/2 pimentão amarelo pequeno;
  • 1 cebola pequena;
  • Sal ao seu gosto;
  • 1/2 pimentão verde pequeno.
Os ingredientes são bem fáceis de encontrar
Os ingredientes são bem fáceis de encontrar – Foto: Canva Pro

Passo a passo da esfiha de carne

Antes de mais nada, em um recipiente, coloque o leite em temperatura ambiente para morno, o açúcar, o fermento, os ovos e espere 5 minutos para misturar os demais ingredientes. Após o tempo, acrescente o óleo, junto da farinha de trigo e o sal.

Sove a massa até que fique bem lisa e macia. Caso ocorra de ficar grudando na mão, você pode jogar um pouco de farinha de trigo sobre a massa para desgrudar e ficar bem soltinha.

Deixe a massa reservada para que descanse por, aproximadamente, 40 minutos até que cresça e fique o dobro do tamanho em que estava. Você pode guardá-la nesse ponto por até 3 dias na geladeira em uma vasilha com tampa.

Para saber quando a massa está pronta para manuseio, coloque água em um copo, faça bolinhas bem pequenas e jogue dentro. Quando a bolinha de massa subir é porque ela está pronta para ser preparada.

Passo a passo do recheio

Quando for preparar o recheio, pique o tomate em cubos e sem pele, junte com a cebola, o pimentão vermelho, o pimentão verde e o pimentão amarelo. Pegue a carne e misture aos ingredientes picados e, logo depois, leve ao fogo para refogar.

Não é necessário que a carne frite, apenas tire a textura vermelha dela. Assim, após desligar o fogo, misture bem o suco do limão junto aos outros ingredientes da panela.

Por fim, deixe descansar de 20 a 25 minutos e, após isso, coloque em um escorredor por mais 20 minutos para que a carne fique seca e sem caldo. Agora, vamos começar a modelar a esfiha.

Passo a passo da montagem

Pegue uma forma e unte com manteiga (ou margarina)  e polvilhe com a farinha de trigo. Coloque pequenos pedaços de massa e passe no rolo para que fique bem aberta e fina. Adicione uma colher de sopa bem generosa de recheio, colocando no meio da massa. Modele em forma de triângulo, ou como preferir, e faça isso até que a forma fique cheia.

Por fim, pincele com a gema dos ovos e leve ao forno pré-aquecido com temperatura por volta dos 180° C. Aguarde a esfiha de carne ficar dourada e crescida. Retire do forno e sirva-se. Bom apetite!

Veja também: Descubra o segredo para fazer o melhor Strogonoff de carne, nesta sexta-feira!

Dicas para o manuseio correto das carnes

Janaína Barros entrevista Marco Salgado, especialista em hambúrguer artesanal que dá dicas muito especiais sobre o manuseio da carne.

Para obter mais conteúdos siga o Tecno Notícias no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.