Batata rústica de forno: um acompanhamento perfeito para a refeição ou para petisco; confira

Essa delícia fica ótima com arroz branco, carne ou servida sozinha

Uma deliciosa receita de batata rústica de forno, para acompanhar uma refeição com carne, frango ou peixe, mas até mesmo, para servir de petisco. Nada melhor, não é mesmo? Portanto, aprenda nesta sexta, 05 de março, a preparar este prato delicioso!

Saiba como fazer a batata rústica de forno

Com nossa receita de batata rústica de forno, você terá o acompanhamento perfeito para seu almoço ou jantar. Além disso, este prato é bem mais saudável do que as batatas fritas, justamente pelo fato de serem assadas no forno e não fritas em óleo por imersão. Vamos à receita? Confira!

Leia aqui: Massa De Pizza De Liquidificador: Receita Caseira Pronta Em 30 Minutos; Confira

Ingredientes

Confira o que será preciso:

  • 03 batatas inglesas;
  • 02 ramos de alecrim;
  • 01 ramo de tomilho;
  • 10 folhas de sálvia;
  • 03 colheres de sopa de azeite;
  • 05 dentes de alho;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta do reino a gosto.

Passo a passo da batata rústica de forno

Carne bovina, frango ou peixe vai bem com este acompanhamento
Carne bovina, frango ou peixe vai bem com este acompanhamento – Foto: Reprodução Receitas – iG

Primeiramente, pré-aqueça o forno a 200° C. Lave bem as batatas e as ervas.  Vale lembrar que as ervas devem ser secas com cuidado.

A seguir, corte as batatas em gomos, no sentido do comprimento. Aqui, você pode deixar o gomo da espessura que desejar. Contudo, o importante é que sejam gomos (e não rodelas), sempre no sentido do comprimento.

Coloque os gomos de batata em uma panela e cubra com água. Tempere com sal e deixe em fogo alto até ferver. Como você colocou o sal, demorará um pouco mais para levantar fervura. Deixe cozinhando por 6 minutos.

Então, retire as batatas do fogo e escorra, removendo toda a água. Você pode utilizar um escorredor, mas, preferencialmente, uma peneira. Assim, conseguirá retirar melhor a água das batatas.

Esse é, de fato, um dos segredos para deixar os legumes assados no forno bem crocantes: eles têm que estar bem sequinhos antes de serem assados. Portanto, preste bastante atenção nessa etapa!

Coloque as batatas em uma assadeira, de preferência antiaderente. Deixe um espaço entre os gomos de batata. Quanto mais espaço entre os gomos, mais crocantes as batatas ficarão.

Espalhe as ervas sobre as batatas e regue com azeite. Tempere com sal, pimenta do reino e espalhe também os dentes de alho.

É importante citar que os dentes de alho não devem ser descascados. Se preferir, tempere as batatas com sal grosso, em vez de sal refinado. Então, mantenha a assadeira no forno, a 200° C por 40 minutos.

Finalizando o preparo 

Durante esse tempo, a cada 20 minutos, abra o forno, retire e chacoalhe a assadeira, para que as batatas virem. Você pode também virar as batatas individualmente, utilizando uma pinça. Logo, não importa o método que você use, desde que isso seja feito, haja visto que é uma etapa importante na receita.

Após o tempo, retire as batatas da assadeira com a pinça ou solte com uma espátula. Sirva na sequência.

Pronto! Sua receita de batatas rústicas ao forno estará pronta e deliciosa para encantar a todos. Na hora de servir, uma dica: você pode espalhar um pouco mais de azeite sobre os legumes. Isso dará um toque especial.

Veja também: Torta de frango simples: receita simples e prática que rende 8 porções

Recheio de frango universal com a Chef Sheila Lima

A Chef Sheila Lima dá dicas muito especiais sobre o manuseio do frango e dá uma dica muito especial: Receita de Recheio de Frango Universal.

Para obter mais conteúdos siga o Tecno Notícias no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.