O chá de alfavaca possui um sabor delicioso além de proporcionar diversos benefícios para a saúde, mas ainda é uma planta desconhecida de parte do público. Assim, hoje 15/10 o Blog Cozinha Fácil do Tecno Notícias apresenta algumas das propriedades e como fazer o chá.

A alfavaca é planta medicinal muito saborosa e bastante aromática, ela pode ser utilizada no preparo de diversas bebidas detox, além de ser usada em pratos salgados, como risotos, molhos e até mesmo massas.

Quer conhecer um pouco mais dos benefícios dessa planta incrível e do seu chá? Continue lendo o artigo!

Leia aqui: Conhece os benefícios do suco de beterraba com limão? Saiba como fazer

 

chá de alfavaca
Chá de alfavaca | Reprodução: Mundo boa forma

Quais são os benefícios do chá de alfavaca?

Os benefícios do chá de alfavaca vai muito além de ser uma erva muito saborosa, ela é uma planta medicinal rica em vitaminas A, B e C, além de ômega 3, antioxidantes e minerais em abundância.

portanto, a planta auxilia no fortalecimento do sistema nervoso central, imunológico (muito importante em tempos de pandemia) e ainda no sistema cardiovascular.

O ômega 3 que possui é considerado um ácido graxo muito importante para manter a saúde do coração, e os demais minerais presentes em sua composição auxiliam na manutenção do funcionamento de todo o corpo.

Combate à insônia e ao estresse

A alfavaca possui uma atuação que normalmente é utilizada na aromaterapia, devido à sua fragrância bem delicada, mas muito aromática. Ela auxilia a manter o corpo e a mente mais relaxada, e ainda ajuda a ter uma noite de sono de mais qualidade.

Propriedades anti-inflamatórias e detox

A alfavaca ou manjericão-de-folha-larga é uma excelente bebida desintoxicante, por conta da presença de flavonoides, eliminando as toxinas do organismo, combatendo inflamações e fortalecendo as defesas do organismo.

Atuação expectorante

O chá de alfavaca possui ação expectorante, reduzindo a tosse e a dor de garganta, causada por inflamações, gripes e resfriados. No entanto, com o auxílio do chá, é possível eliminar as secreções e mucos, aliviando os sintomas e melhorando a respiração.

Dica especial: Acrescente ao chá de alfavaca, umas gotinhas de limão, mel e raspinhas de gengibre. Fica ainda mais saboroso, e potencializa a ação expectorante e anti-inflamatória do chá.

Como preparar o chá de alfavaca?

O seu preparo é bem simples, assim como a maioria dos chás de plantas medicinais. Veja os ingredientes necessários para a preparação:

  • 01 colher de sopa de alfavaca (folhas);
  • 300ml de água filtrada;
  • 01 pequeno pedaço de gengibre – opcional;
  • ½ limão – opcional;
  • Mel – opcional.

Modo de preparo

Primeiramente, em uma chaleira, ferva a água, e ao iniciar a fervura, coloque as folhas, as gotinhas de limão (opcional) e o gengibre (opcional).

Mantenha os ingredientes em infusão por aproximadamente 05 minutos. Ademais, coe o preparo e sirva a bebida na sua xícara preferida! Gostou das informações e receita do chá, então continue acompanhando outras receitas do blog.

Veja também: Omelete com espinafre fitness: saiba como fazer essa receita perfeita para o jantar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui