Das 08:00 às 17:00 os cidadãos poderão visitar seus entes queridos nos cemitérios públicos de Belo Horizonte. Após sete meses fechados, com entrada proibida, esses locais reabrirão, excepcionalmente, na data do Dia de Finados, 02/11.

Uma nota emitida pela Prefeitura deu a informação de que a reabertura tem aval dos órgãos competentes. Com isso, os cemitérios públicos de Belo Horizonte receberão os cidadãos sem que estes tenham que agendar pela Internet.

A Fundação dos Parques Municipais e a Zoobotânica informa que familiares terão horário restrito. Foi estipulado que os portões se abram às 08:00 e se fechem às 17:00. A recomendação da Prefeitura é que, quem for visitar os túmulos precisará ser breve.

A permanência no local deve ser no menor tempo que for possível. Assim, se evitará a aglomeração e a grande exposição ao vírus.

Assim, leia mais: Morte em alto-forno: explosão em siderúrgica fez uma vítima fatal

Todas as medidas de segurança devem ser tomadas pelos visitantes
Todas as medidas de segurança devem ser tomadas pelos visitantes (Imagem: Reprodução/TripAdvisor)

Cemitérios públicos de Belo Horizonte não terão missas

A PBH também informou que no Dia de Finados, as celebrações e missas tradicionais não poderão ocorrer dentro dos cemitérios. Dessa forma, também não será possível vender flores, como de costume.

Algumas outras regras foram impostas, tais como o uso dos bebedouros. Estes só poderão funcionar para reabastecer garrafas individuais. Usar máscaras é algo obrigatório dentro dos cemitérios.

Fora isso, a recomendação das medidas de prevenção já adotadas anteriormente ainda está valendo. Distanciamento, uso de álcool gel, entre outras coisas. será disponibilizado nas portarias.

Ademais, confira também: Acidente em carrinho bate-bate: família de criança atingida em Belo Horizonte receberá por danos morais

Visitantes devem permanecer o menor tempo possível nos cemitérios
Visitantes devem permanecer o menor tempo possível nos cemitérios (Imagem: Reprodução/Cemitérios)

Entretanto, vale a pena ressaltar que esse decreto da Prefeitura não abrange os cemitérios particulares. Cada um desses estabelecimentos possui funcionamento independente.

Os cemitérios que abrirão neste Dia de Finados são:

  • Consolação – Localizado na R. José Gomes Domingues, nº 2.000, no Bairro Jaqueline;
  • Saudade – R. Cametá, nº 585, no Bairro Saudade;
  • Paz – Av. Presidente Carlos Luz, nº 850, no Bairro Caiçara;
  • Bonfim – R. do Bonfim, nº 1.120, no Bairro Bonfim.

A Prefeitura reabrirá os cemitérios públicos de Belo Horizonte como mais uma das medidas de flexibilização adotadas. Dessa forma, existe a possibilidade de se ampliar os dias e horários de funcionamento. Mas isso só ocorrerá conforme informações relacionadas aos índices de contaminação da COVID-19.

Você também pode se interessar: Morreu, mas passa bem: hospital de Belo Horizonte informou morte enganosa de mulher no prontuário e terá que indenizá-la

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui