A Câmara Municipal de Belo Horizonte está batendo um recorde nacional: a capital tem a maior quantidade de candidatos disputando uma vaga ao cargo de vereador. O levantamento apontado possui como base as atas das convenções dos partidos políticos, registrando, assim, 39 candidatos por cada uma das cadeiras que estão disponíveis.

Os partidos têm o prazo até o dia 26/09 para que suas candidaturas sejam registradas oficialmente. Mas, até o presente momento, a Câmara Municipal de Belo Horizonte tem 41 vagas e, nada mais nada menos que 1.584 candidaturas.

Leia mais: Como está o Pantanal hoje: voluntário de BH relata choque ao ver a situação dos animais

Assim, por lei, cada um dos partidos políticos precisa reservar uma cota mínima em 30% para candidatas mulheres que forem filiadas concorrerem às eleições. Entretanto, das 1.584 candidaturas, apenas 506 são do gênero feminino. Contando que tais números ainda podem mudar, uma vez que há a aprovação da Justiça Eleitoral e desistência de candidatos.

Câmara Municipal de Belo Horizonte tem recorde de candidaturas, mas a concorrência será em todo o país

Se confirmadas todas as candidaturas e se comparado com o ano de 2016, onde Belo Horizonte alcançou a margem de 1.463 candidatos ao cargo de vereador, em 2020 o aumento será em torno de 8%. Mas, segundo informações do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) esse recorde em termos de candidaturas não se restringe somente à capital mineira, e sim, a todo o Brasil.

Confira também: Minas Consciente não terá adesão das cidades segundo o STF

As eleições 2020 são as que possuem maior percentual de candidatos em 20 anos
As eleições 2020 são as que possuem maior percentual de candidatos em 20 anos – Foto: TSE

Em 2020, as Câmaras Municipais do Brasil puderam ver um aumento considerável no número de candidatos para o cargo de vereador. São, ao todo, 26 cidades somando 24.133 candidatos que foram aprovados por seus partidos para disputar a cadeira de vereador nas eleições deste ano.

Assim, 2020 vem ganhando de 2016, com seus 18.934 candidatos ao cargo em 26 capitais. Dessa forma, caso todas essas candidaturas registradas nas convenções se confirmarem, o percentual de aumento chegará a 27%, o que faz com que estas eleições tenham os maiores números em 20 anos. Lembrando que o recorde das candidaturas para a Câmara Municipal de Belo Horizonte e de todo o país estão fundamentadas em dados do TSE.

Você também pode se interessar: Desmanche em Esmeraldas: carros roubados são apreendidos pela PM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui