Bolsa Família – As mais de 13,5 milhões de famílias cadastradas no principal programa de assistencialismo social do país, contam com uma renda mensal repassada pelo Governo Federal por meio do Ministério da Cidadania. Dessa forma, os valores não são fixos e são destinados à superação da fome e da miséria, acesso à educação, entre outros. Tendo isso em vista, os beneficiários podem verificar informações acerca do benefício através do Bolsa Família consulta.

Bolsa Família consulta: saiba como verificar informações do benefício
Bolsa Família consulta: saiba como verificar informações do benefício – Imagem: Divulgação G1

Portanto, confira quais os meios disponíveis para verificar informações como saldo, quantidade de parcelas pagas e disponíveis para saque, aprovação ou negação do benefício e diversas outras. Saiba como ter acesso a essas informações agora mesmo.

Leia também: Quando começa o pagamento do Bolsa Família? Saiba agora

Bolsa Família consulta: como fazer

O valor do Bolsa Família não é fixo, ele varia de acordo com a composição familiar. Dessa forma, a família pode receber benefícios variáveis vinculados ao programa.

Isso acontece caso a mesma seja formada por gestantes, estudantes com até 17 anos de idade e crianças recém nascidas.

Para se cadastrarem no programa, o primeiro passo das famílias é realizarem inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, onde será gerado o Número de Identificação Social (NIS). Caso atendam aos critérios do Bolsa Família, poderão participar do programa.

Desse modo, as famílias devidamente cadastradas podem verificar informações acerca do benefício diretamente de suas casas.

Este meio é interessante, pois não existe a necessidade de se deslocarem até uma agência da CEF (Caixa Econômica Federal).

Portanto, o interessado pode fazer a consulta do Bolsa Família por meios distintos: pela internet ou por telefone. Os canais de atendimento irão mostrar informações acerca do saldo e da disponibilidade do benefício.

Bolsa Família consulta pela internet

Para consultar o Bolsa Família pela internet, basta acessar o site da CEF (Serviços Sociais). Após acessar, é necessário clicar na opção “Cidadão (login por NIS)” e preencher corretamente os dados solicitados.

Além dessa opção, o interessado pode fazer a consulta do Bolsa Família por meio do Portal do Ministério do Desenvolvimento Social, acessando a lista de beneficiários. Basta ter em mãos o nome completo do Responsável Familiar ou o NIS, mas o site só funciona bem no navegador Explorer.

Consultar o Bolsa Família pelo telefone

A forma mais simples e fácil de ter informações sobre o benefício é ligando para o número 0800 707 2003 disponibilizado pela CEF, como forma de atender a população.

Sendo assim, o atendente irá fornecer os dados sobre saldo, situação do benefício, onde fazer o saque, etc.

Ainda pelo telefone é possível consultar o programa, basta baixar o aplicativo Bolsa Família CAIXA disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.

Ambas opções são gratuitas e permitem que os usuários se mantenham informados a respeito do benefício.

Veja ainda: Governo sinaliza pagamento do abono natalino Bolsa Família 2020; saiba mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui