Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

kondZilla destaca Dia do Funk com tristeza: 7 anos sem MC Daleste

Fenômeno no funk ostentação, Daleste foi assassinado aos 20 anos de idade

MC Daleste - Imagem reproduzida de redes sociais

KondZilla, “o maior canal de FUNK do MUNDO!”, lembrou ontem (07) em seu Instagram, que “Além de ser #DiaDoFunk, a data de hoje marca 7 anos da morte do MC Daleste??”, e lançou um questionamento aos internautas: “Quem aí acha que esse monstro estaria voando hoje em dia? ?”.

Não é mero acaso que o Dia Estadual do Funk de São Paulo seja comemorado na mesma data da morte do MC Daleste. Em 2014, um ano após o homicídio do funkeiro, a então Deputada Estadual, Leci Brandão, apresentou um projeto na Câmara Federal para a criação de um marco representativo, que em 21 de Setembro de 2016 foi sancionado pelo ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Confira: Marcos Mion entrevista Astrid Fontenelle: choro e revolta

A carreira meteórica de Daleste

Daleste iniciou sua carreira em 2008, com funk proibidão. A partir de 2012, passou a compor e cantar sob o estilo ‘ostentação‘, auxiliando na divulgação do gênero, que até hoje tem como ícones algumas músicas dele: “Angra dos Reis”, “Deusa da Ostentação”,  “Gosto Mais do Que Lasanha”, “Mais Amor, Menos Recalque!”, “Mina de Vermelho”, “Quem é?”  e “São Paulo“.

Já no ápice de sua carreira, em 2012, Daleste realizava em torno de 40 shows por mês e começou a aparecer  em programas de TV com abrangência nacional. Ele gravou apenas dois videoclipes, “O Gigante Acordou”, lançado em 2013, antes de sua morte e  “São Paulo, que havia sido gravado uma semana antes de seu assassinato e só foi divulgado na mídia após a fatalidade. Em um dia, o clipe alcançou mais de 1 milhão de acessos no YouTube.

Em dois dias, após a revista ‘Billboard’, dos EUA, ter anunciado o lançamento de “São Paulo”, já eram mais de 6 milhões de acessos no YouTube. Daleste se transformou na celebridade mais pesquisada no  Google, no Brasil, em 2013.

Veja ainda: O ator Fiuk usa Tik Tok para falar de política de forma bem direta

A fatalidade

Daleste foi atingido por dois tiros enquanto se apresentava  em um show, em Campinas-SP. Um dos disparos acertou o peito do cantor, de 20 anos de idade. Conforme um internauta pontuou,

“Mlk era embaçado demais.. ia ter várias dele nas cabeças nos dias de hj sem sombras de dúvidas…”

Leia também: Cantora Isadora Pompeo é acusada de blackface e apropriação cultural e vira motivo de revolta na internet

Comentários estão fechados.