Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Ivete Sangalo mostra como as crianças devem ser preparadas contra abusos

Reprodução do Instagram de Ivete Sangalo

Após o caso de estupro e interrupção de gravidez de uma menina de 10 anos, enquanto muitos ainda lamentam, outros tentam defender o seu ponto de vista ou acusam seus desafetos, Ivete Sangalo preferiu se preocupar em ajudar os pais em sua função de proteger as crianças contra abusos.  Ela transmitiu, na madrugada dessa terça-feira (18), em seu Instagram, dicas de como abordar o tema e o que ensinar aos filhos.

Ivete Sangalo citou as obrigações dos pais na educação e cuidados permanentes com as crianças, fazendo alusão ao velho ditado de que ‘QUEM CALA, CONSENTE!’.

Confira: Fanatismo religioso: Silas Malafaia critica Priscilla Alcantara

O sagrado é a criança .Dialogue, esclareça , fique atento e proteja . Todo o resto é CRIME, e para esses criminosos malditos , leis severas! Toda essa atenção deve ser dedicada tb à internet , onde muitos caminhos levam ao abuso . O silêncio do adulto é conivência.”, protestou Ivete.

Reprodução do Instagram de Ivete Sangalo
Reprodução do Instagram de Ivete Sangalo

Veja: Fernanda Brum publica comercial de dez anos atrás, referente ao abuso infantil

Na sequência, a cantora publicou imagens com algumas dicas para auxiliar os pais, às vezes carentes de informação, ou até mesmo relapsos em seus deveres. Acompanhe:

Ensine seu filho sobre partes íntimas – A criança precisa saber nomear cada parte do seu corpo e aprender que suas partes íntimas não devem ser tocadas por estranhos, apenas por seus pais e em situações específicas como banhos. Diga não! – A criança precisa entender que tem a liberdade de dizer ‘não’ quando algo a incomoda ou constrange.”

O limite do seu corpo – É importe ampliar o diálogo, falar com a criança sobre os limites do seu corpo, para que ela compreenda que não deve ser tocada em suas partes íntimas e que não deve tocar nas partes íntimas de ninguém. Estratégias – Oriente a criança a não aceitar trocas, estratégias geralmente usadas por abusadores, como ‘carinhos em troca de doces e brinquedos’.” 

Sem segredos – Faça com que a criança sinta-se segura para conversar com você sobre qualquer assunto. É muito importante fortalecer esse diálogo. Muitas vezes os abusadores pedem segredo sobre a violência.”

Fique atento aos sinais – Geralmente a criança vítima de abuso tem mudanças de comportamento. Alguns sintomas devem ser considerados. Irritabilidade, pesadelos, introspecção, problemas escolares, entre outros. É importante ligar o alerta quando uma criança tem rejeição por um adulto. Eu acredito em você – Dar voz as dores de uma criança e reforçar que você acredita no que ela diz é importante.”

A redação do Universo Pop acha importante lembrar que o ‘Disque 100’ é o canal de denúncias do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Ele funciona 24 horas por dia e além da exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes, qualquer outra violação de direitos humanos pode ser relatada neste número.

Leia: Com Covid, Cauan, da dupla Cleber e Cauan tem piora no quadro e preocupa fãs

 

 

Comentários estão fechados.