Qual será o valor do Auxílio Gás? Veja tudo que você precisa saber!

Conheça o novo programa de auxílio financeiro do Governo Federal

Durante a pandemia de Covid-19, diversos programas foram iniciados no intuito de auxiliar as famílias brasileiras a superar a crise econômica. Por isso, hoje, 06/12, o Quanto Custa irá apresentar tudo o que você precisa saber sobre o auxílio gás. Confira!

Saiba mais sobre o novo benefício

Devido ao aumento de cerca de 30% do valor do gás, o governo federal sancionou um programa visando ajudar as famílias brasileiras na compra do botijão de gás de 13 quilos.
Nesse benefício, que será concedido para cada família, um valor que corresponde a 50% do preço médio de um botijão. Esse valor será concedido a cada bimestre, dessa forma, será parcelado em 2 vezes.

Auxílio Gás, tudo que você precisa saber.
Auxílio Gás, tudo que você precisa saber. Foto: Canva Pro.

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) o preço médio do botijão de gás de 13 kg em novembro estava custando R$102,52. Embora não exista uma data definida ainda pelo governo para começar com esse benefício, existe uma previsão de que o Auxílio gás atenda cerca de 19 milhões de famílias no Brasil.

Saiba mais quem tem direito ao auxílio

Para obter o direito de receber o auxílio gás, primeiro é preciso que cada família esteja inscrita no programa Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico). Além disso, a renda familiar mensal per capita no total precisa ser igual ou menor do que um salário-mínimo.

Para as famílias que possuam um de seus membros participando do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), ou no caso de idosos com 65 anos ou mais, que não consigam promover sua renda também estão aptos a participar do auxílio gás.

Auxílio Gás, tudo que você precisa saber.
Auxílio Gás, tudo que você precisa saber. Foto: Canva Pro.

Para conferir se tem direito ao programa, cada família irá receber uma mensagem contendo um link para consulta pelo Ministério da Cidadania. Lembrando que não será possível se inscrever no programa. Assim, o auxílio gás é entregue pelo governo para quem está na base de dados do CadÚnico e BPC.

Confira o prazo para o programa

Com validade de 5 anos, o pagamento desse benefício ocorrerá de dois em dois meses. Então, a previsão é que seja feito durante 30 meses.

Contudo, segundo o governo depois de sancionar a lei deverá ter um prazo máximo de 60 dias até que comece de fato a se implementar o Auxílio gás em todo o Brasil. Dessa forma, o recebimento do valor irá preferencialmente para as mulheres da família através das mesmas estruturas usadas pelo Auxílio Brasil.

Por fim, gostou de ver tudo o que você precisa saber sobre o auxílio gás? Não perca tempo e aproveite!

Leia também: Quanto custa um plano de saúde Unimed: Saiba valores e planos!

Educação Financeira: COMO ECONOMIZAR GANHANDO 2 MIL REAIS?! (Dicas Vitais)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.