Quanto custa renovar a CNH: Veja os documentos, valores e requisitos

Saiba como proceder e quanto custa para renovar a CNH

A carteira Nacional de Habilitação, denominada pela sigla CNH, é um documento que como o próprio nome já diz, determina quem está apto para dirigir. Dessa forma, ela pode ser feita assim que a pessoa completa a maior idade, que no Brasil, são 18 anos. Além disso, conforme a idade do condutor e o tempo de emissão da CNH, torna-se necessária a sua renovação. Por isso, hoje 01/12, o Quanto Custa irá te dizer em detalhes, quanto custa renovar a CNH. Confira!

Saiba quanto custa renovar a CNH

Mesmo estando habilitado para dirigir, com certa periodicidade, é preciso fazer a renovação da CNH. Nesse caso, torna-se necessário passar por alguns exames (conforme a idade do condutor ou tempo de emissão da CNH), ou apenas emitir as guias de taxas à serem pagas.

Sendo assim, veja agora, quanto custa renovar a sua CNH e continuar habilitado para dirigir.

Quanto custa renovar CNH
Quanto custa renovar a CNH: Veja os documentos, valores e requisitos

Leia também: Quanto custa um gol 1.0, zero quilômetro e quais suas vantagens e benefícios?

Taxa de renovação da CNH

A renovação da CNH, consiste em passar por um médico, para que ele faça uma consulta, afim de determinar se você está apto ou não para continuar dirigindo. Além disso, a taxa que deve ser paga pelo exame médico e pela renovação da Carteira de Habilitação, varia de estado e até de cidade. Nesse caso, ao chegar a hora de fazer a sua renovação, consulte o site do DETRAN de seu estado.

De maneira geral, a taxa a ser paga para a renovação da CNH, varia entre R$180 e R$150 reais. No entanto, o valor pode ser ainda maior, se a pessoa solicitar que o novo documento seja entregue à domicilio.

Como proceder para renovar a CNH

A princípio, todos aqueles que são condutores habilitados, em um determinado momento, precisarão  fazer a renovação da CNH. Nesse caso, para as pessoas com menos de cinquenta anos de idade, a renovação precisa ser feita a cada dez anos. Já para os condutores entre cinquenta e setenta anos, deve ser repetido o exame a cada cinco anos, enquanto que os condutores com mais de setenta anos de idade, deverão fazer a renovação da CNH, a cada três anos.

Além disso, trinta dias antes de sua Habilitação vencer, deverá ser feita a solicitação para a renovação. Isso por que, caso haja imprevistos, a lei determina que o condutor pode dirigir por até trinta dias, após o vencimento de sua CNH. Sendo assim, esteja atento quanto ao vencimento, e aos valores pagos para a renovação, para evitar tomar multas.

Documentos necessários

Espere até a data agendada para ir ao local indicado. Leve o protocolo de agendamento e a CNH vencida. Em caso de alteração de dados, como endereço e número de telefone, será necessário que apresente essas informações, para atualizar o seu cadastro no sistema do Detran.

Por exemplo, se mudou de endereço, leve o novo comprovante de residência. Se houve mudança de estado civil e nome, leve a certidão de casamento, junto do RG e CPF. Além disso, é necessário que você apresente o exame médico, assim como, o comprovante de pagamento das taxas de renovação.

Por fim, também é importante que antes de iniciar o processo de renovação da CNH, faça uma visita ao site do DETRAN, para ficar ciente das taxas de sua região, e dos documentos necessários para fazer o procedimento.

Leia também: Quanto custa uma moto Biz zero quilômetro? Confira dicas e características.

Educação Financeira e a NEGOCIAÇÃO DAS DÍVIDAS: Pago ou deixo rolar?!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.