Revisado por: (Gabriela)

Paulista, morando atualmente em São Paulo, entrei para o mundo da redação para blogs em 2021.
No mesmo ano fui...

Como saber se meu filho precisa de terapia? Preste atenção nessas dicas do psicólogo/a!

Publicidade

Como saber se meu filho precisa de terapia? Preste atenção nessas dicas dadas por psicólogo - Reprodução Canva

São Paulo, 13 de junho por Lucca Ranoya Fazer terapia não é, de forma alguma, uma coisa ruim. Atualmente, as conotações estão mudando e os pais mais novos, de gerações mais permissivas e acolhidas, estão entendendo da necessidade de acessar um profissional que ajude a entender as emoções e padrões mentais.

Nesse artigo de hoje, você vai aprender alguns sinais que podem mostrar que o seu pequeno precisa de ajuda nesse sentido. Antes de tudo, é de suma importância mencionar que o diálogo entre pais e filhos pode prevenir muitos problemas futuros.

O fato deles se sentirem seguros o suficiente, para poderem abrir as suas questões (que todos possuem), sem serem julgados, já é metade do caminho para um desenvolvimento rumo a uma adolescência saudável.

Veja mais aqui: Presentes para casais usar juntos: 5 ideias de presentes para usar juntinhos no dia dos namorados!

O que o Doutor Jairo Bouer pensa sobre a terapia

Em matéria escrita no site da Uol, em 3 de março de 2022, pela equipe de redação, o Doutor responde, quando questionado sobre a necessidade da terapia infantil e quando ela se torna aconselhável:

Costumo brincar que a psicoterapia não faz mal a ninguém, não tem contraindicação e que todo mundo, em algum momento da vida, se beneficiaria desse processo, principalmente nas fases mais complicadas

Como saber se meu filho precisa de terapia? Preste atenção nessas dicas dadas por psicólogo – Reprodução Canva

Leia mais aqui: Vale a pena investir em ordenha mecânica? Veja agora se vale a pena para você!

Os 5 sinais mais comuns que podem indicar que seu pequeno precise de terapia

Enfim, como pai ou mãe, você pode observar esses sinais, que, muito frequentemente, indicam haver algo de errado na vida da criança.

  • Dificuldade de interação social, inclusive com grupos de amigos e conhecidos;
  • Isolamento e solidão, quando a criança passa muito tempo sozinha em casa;
  • Dificuldade de interação com a família e com os pais;
  • Baixo desempenho escolar;
  • Falta de vontade para fazer coisas que antes ela gostava muito.

Não que esses sinais sejam indicativos 100% certeiros em todos os casos, mas já fornecem uma boa pista, que pode ser investigada. É importante que a criança queira fazer a terapia e que ela se identifique com o profissional escolhido. Afinal, elas não veem currículo e sim, pessoas!

Por fim, a última dica é: converse com seu filho e ofereça um tratamento em que ele se sinta à vontade, seguro e não abandonado por você, pai e mãe. Tente tornar o ambiente o mais acolhedor possível.

Não saia antes de ler: 5 plantas que não pode faltar em casa: toda casa deveria ter, mas quase ninguém tem!

Oie.. 1 nova mensagem para você
Eai..., me chamo Isabela Fernanda Quer ler a última novidade da rede? olha essa Empréstimo Auxilio Brasil: saiba quando a Caixa Econômica começa a liberar o dinheiro
SIM
Lucca Florenzano: Paulista, morando atualmente em São Paulo, entrei para o mundo da redação para blogs em 2021. No mesmo ano fui convidado para atuar como revisor e tenho trabalhado assim, desde então. Massagista em formação, atualmente trabalho com a escrita e revisão de posts sobre plantas, dicas de jardinagem, cultivo de plantas ornamentais e dicas para a vida caseira. Nos momentos de lazer, sou um músico apaixonado, amo cantar, tocar e compor. Nutrição, esporte e movimento são três grandes aspectos que compõe a maior parte da minha vida! Seja bem-vindo(a)!