Revisado por: (Andreia Eliza)

Jornalista com doutorado em história, trabalha no mercado editorial com artigos sobre finanças, investimentos e notíc...

Taxa Selic vai subir para dois dígitos, afirmam especialistas do mercado

Publicidade

...

Aumento da Taxa Selic. Fonte: Pexels

A taxa básica de juros, conhecida como Taxa Selic, terá novo aumento esta semana. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, deve voltar aumentar em dois dígitos, alcançando acima de 10% ao ano. Neste aspecto, a reunião do Copom está marcada para esta terça (1º) e também na quarta-feira (2). Na verdade, o aumento da Taxa Selic visa reduzir a inflação. Hoje, 31 de janeiro de 2022, você saberá mais sobre o aumento.

Portanto, aqui no Humor do Mercado, nosso foco é falar de finanças e investimentos. Se você gostar desta matéria, compartilhe com mais gente. Quanto mais pessoas tiverem acesso a bons conteúdos, mais contribuiremos para uma educação financeira de qualidade. Agora, entenda sobre o novo aumento da Taxa Selic.

Leia também: Você já fez o saque do Abono Salarial? Saiba mais!

O que os especialistas acham do aumento da taxa Selic?

Deste modo, o G1 disse que a expectativa dos principais analistas do mercado financeiro, é que a taxa Selic aumente dos atuais 9,25% para 10,75% ao anoOu seja, será a primeira vez desde julho de 2017 que a taxa básica de juros chegará aos dois dígitos. Por esse motivo, os juros bancários alcançaram maior alta em seis anos, com taxas a 33,9% ao ano.

Além disso, os economistas acreditam que a taxa alcance o patamar de 11,75% ao ano em março. Após algumas subidas, o mercado financeiro espera que em 2023 ela caia um pouco, chegando a 11,25% ao ano.

Da mesma forma, leia: Entenda sobre a alta da inflação no Brasil.

Por que a taxa de juros subiu tanto?

Neste aspecto, o Banco Central tem aumentado os juros para reduzir a pressão inflacionária. Na verdade, o IPCA atingiu 10,06% ao ano em 2021, a maior em seis anos. Deste modo, o aumento da taxa de juros encarece os financiamentos, desestimulando-os para tirar dinheiro de circulação.

De acordo com o economista do banco Alfa, Luis Otavio de Souza Leal, “o eventual aumento da taxa de juros para um patamar acima de 10% ao ano decorre de uma série de fatores internos e externos, como a pandemia da Covid-19 e fatores climáticos, como a crise hídrica — que geraram aumento nos preços da energia elétrica e dos alimentos”.

Desta maneira, aumentar a taxa Selic pode contribuir para que a inflação desaqueça e, de fato, a economia brasileira “volte para os trilhos”. Quer saber mais? Então, assista o vídeo abaixo:

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Gustavo B. Silva: Jornalista com doutorado em história, trabalha no mercado editorial com artigos sobre finanças, investimentos e notícias gerais.