Rússia é excluída do sistema Swift usado para transferências internacionais

Publicidade

...

Sistema Swift(Foto-Canva)

A Rússia foi excluída do sistema Swift  usado para transferências internacionais. Nesta segunda-feira, dia 28 de fevereiro, vamos te explicar tudo sobre esse acontecimento, o que é o sistema Swift e as consequências dessa exclusão.

O Humor do mercado vai  trazer de antemão tudo sobre o que está acontecendo na guerra entre a Rússia e Ucrânia, e os impactos que isso traz na economia. Além disso, aqui no blogue tem vários outros assuntos do universo financeiro.

Leia também Bolsa cai com conflito entre Rússia e Ucrânia! Petróleo chega ao US$100 dólares

EUA e Europa excluem Rússia do Swift

Os EUA e a União Europeia excluíram a Rússia do sistema Swift, como resultado à invasão da Rússia na  Ucrânia, na última quarta-feira. Vale destacar que o sistema Swift é principalmente usado para transferências bancárias internacionais. Assim sendo, sem ele é quase praticamente impossível realizar transações internacionais

Logo depois a casa branca emitiu uma nota com outros países como Alemanha, Canadá, França, Itália e o Reino Unido.  Dessa maneira, criticou a guerra e disse que o conflito era uma guerra de escolha de Moscou.

Lembrando que o sistema Swift serve para transações internacionais, e atualmente o sistema tem mais de 11 mil instituições financeiras de mais de 200 países. A Rússia está entre os 10 países que mais utilizam o sistema Swift. Justamente por isso, a exclusão do país do sistema, pode ser um duro golpe na economia russa. Isso porque, desde que o sistema foi criando nenhum país do tamanho e economia da Rússia foi excluído do sistema.

“Isso nunca foi feito com um país das dimensões da Rússia. Seria algo absolutamente inédito. Até porque a Rússia tem ligações muito próximas com o Ocidente, notadamente a Europa. Os europeus consomem muito gás natural da Rússia e pagam por esse gás natural via Swift”, explica Poggio.

 

O que é Swift

 O sistema Swift foi criando em 1973, e significa Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais, na sigla em inglês. Tal

qual foi  criando para padronizar as transações bancárias internacionais entre os países.

 Desse modo, o sistema é o mais usando para transações internacionais entre compradores e vendedores. O banco do comprador entra em contato com o banco do vendendo e faz a transferência usado o sistema Swift.

Vejam também Rússia invade Ucrânia e mercado cripto “desaba” na última quinta-feira

Rússia cria sistema paralelo

Por outro lado, a Rússia criou um sistema paralelo ao Swift com a China. O sistema inclui ainda países  da ex União Soviética e Índia. Rússia e China mantém boas relações diplomáticas e comercias, os dois países garantem que o novo sistema criando por eles será livre da influência de países terceiros. No vídeo do canal da Record News temos um pouco mais sobre a exclusão da Rússia no sistema Swift

Você também pode gostar Rússia x Ucrânia: Como um conflito no leste europeu pode impactar a economia brasileira

.

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Redação Humor do Mercado: Equipe da Redação do blogue Humor do Mercado.