Revisado por: (Cristiane Luzio Rodrigues)

"O conhecimento serve para encantar as pessoas, não para humilhá-las." (Mário Cortella)
Apaixonada pelo conhec...

Ovos de galinha: produção nacional alcança recorde em 2021 aponta IBGE. Confira

Publicidade

...

Ovos de galinha: produção nacional alcança recorde em 2021 aponta IBGE. Confira - reprodução: Canva

Franca, quarta-feira, 6 de abril de 2022, por Sheila Sabatini – A princípio a produção nacional de ovos de galinha alcançou o recorde de 3,98 bilhões de dúzias em 2021, representando um aumento de 0,2% em relação a 2020.

A página Humor do Mercado trouxe esses dados que foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no mês de março de 2022  oriundos das Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais, do Leite, do Couro e da Produção de Ovos de Galinha.

Leia também: Agronegócio: saiba como investir no maior setor da economia brasileira

Aumento da produção de ovos

De acordo com a pesquisa, no ano de 2021 a produção contou com 8,92 milhões de duzias de ovos a mais que em 2020. Ainda segundo as pesquisas houve aumento em 15 dos 26 estados brasileiros com granjas enquadradas na pesquisa.

Sendo assim, os aumentos mais expressivos se mostraram no Ceará, com aumento de 18,70 milhões de dúzias produzidas a mais que 2020, seguido do Mato Grosso do Sul

com aumento de 16,45 milhões e Bahia com aumento de 15,52 milhões de dúzias produzidas a mais que o ano anterior. Contudo o estado de São Paulo apresentou um recuo considerável de 3,6%, equivalente a 40,93 milhões de dúzias produzidas a menos que 2020.

Liderança no ranking de produção de ovos

Apesar de São Paulo ter tido um recuo no aumento da produção de ovos, continua liderando no ranking de produção, com 27,7% do total nacional, seguido do Paraná, com 9%, Minas Gerais e Espírito Santo, ambos com 8,8%

.

Confira também: Valor da soja tem forte queda e seu acumulado de alta é de 12%: entenda o que movimenta o mercado

Consumo e incubação

Ainda de acordo com a pesquisa, mais da metade das granjas brasileiras, 53,8% ou 1.056 estabelecimentos, produziu ovos para o consumo, respondendo por 81% do total, enquanto 907 granjas (46,2%) produziram ovos para incubação, respondendo por 19% do total, segundo matéria pubicada no site da revista Istoé Dinheiro, no dia 15 de março de 2022.

Para finalizar a pesquisa, no quarto trimestre de 2021 houve uma queda de 0,5% com relação ao mesmo período de 2020. Porém em relação ao terceiro trimestre, houve uma queda ainda maior, de 1,5% do valor produzido em relação nao mesmo período do ano anterior.

Em suma, confira o vídeo a seguir do canal “My News” nos falando um pouco sobre a importância do ovo na economia brasileira.

Você também pode gostar: Agro: Tec, Pop e, agora, cripto. Confira as soluções de financiamentos que podem surgir

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Sheila Melo Sabatini Henke: "O conhecimento serve para encantar as pessoas, não para humilhá-las." (Mário Cortella) Apaixonada pelo conhecimento, divido meu tempo entre compartilhar conhecimento e cuidar da minha família.