Os benefícios da Lei Aldir Blanc 2 de incentivo às produções culturais foram aprovados no Senado. Acompanhe os detalhes

A aprovação da Lei Aldir Blanc 2 no Senado vai dar impulso ao setor artístico-cultural, que sofreu abalos com a pandemia

Foto do revisor (Cristiane Luzio Rodrigues)
Revisado por: (Cristiane Luzio Rodrigues)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Paraipaba, sexta-feira, 25 de março ─ Com a aprovação da lei no Senado Federal na última quarta (23), os benefícios da Lei Aldir Blanc 2 ficaram mais perto dos profissionais do meio artístico e cultural.

Continua depois da publicidade

Aliás, a população em geral sai ganhando com a nova lei, que entre outras vantagens vai levar cultura e diversão para as periferias, áreas rurais e grupos específicos como indígenas e quilombolas, por exemplo. O dinheiro deve ter o uso exclusivo no financiamento de projetos no setor de arte e cultura, e o Humor do Mercado acompanha tudo de perto.

Saiba que doença grave tem isenção do Imposto de Renda: veja a lista das moléstias e quem tem direito

Uma notícia importante para a cultura brasileira, que terá R$ 3 bilhões por ano para investimentos no setor. Assim, a União vai transferir a verba aos estados e municípios de uma só vez para que eles façam a administração dos recursos.

Regras e benefícios da Lei Aldir Blanc 2

A primeira edição da lei teve por meta amenizar a crise no meio cultural e artístico que a pandemia gerou. Entretanto, os benefícios da Lei Aldir Blanc 2 não terão nenhuma relação com a Covid-19. O nome da lei é uma homenagem ao músico, que foi uma das vítimas do Corona Vírus e faleceu em 2020.

A Lei Aldir Blanc 2 terá uma duração fixa de cinco anos e vai financiar a criação de cursos, projetos para transmissão na Web, e injetar verba na conservação e aparelhamento de espaços já existentes que se dedicam à produção e apresentação de eventos.

Continua depois da publicidade
Para você

Reajuste dos planos de saúde vai ser de ao menos 18% no ano de 2022

Continua depois da publicidade

Desse modo, essas atividades vão poder contar com 80% do total do dinheiro previsto na lei. Os outros 20% serão aplicados em projetos para apresentação direta aos vários segmentos da população.

Leia também: O que é e como vai funcionar o SIM Digital. Conheça o novo programa de microcrédito do governo

Outras informações

Os administradores irão priorizar o próprio artista na concessão do financiamento, já que somente 5% do total poderá ser cedido para que empresas terceirizadas atuem na realização dos projetos.

Os benefícios da Lei Aldir Blanc 2 já estão garantidos quanto à origem dos recursos previstos para o financiamento dos trabalhos. Assim, o governo vai criar a Loteria Federal da Cultura, que junto com outras várias opções servirão de suporte financeiro.

Os interessados em adquirir mais informações sobre a aplicação, assim como dos benefícios da Lei Aldir Blanc 2 não terão nenhuma dificuldade em encontrar na internet. Ademais, o site do Senado  tem uma matéria e o canal Emergência Cultural disponibilizou um vídeo no YouTube, que faz parte desse artigo.

Você sabe como a educação financeira influencia sua vida? Confira os benefícios

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies