Revisado por: (Sara Jerônimo de Araújo)

Nascido e criado na cidade de São Paulo, familiarizado com a correria frenética e barulho desde muito jovem, morando a...

O PIB avança 4,6% em 2021 e o Brasil sai de recessão técnica

Publicidade

...

O PIB avança 4,6% em 2021 e o Brasil sai de recessão técnica - Pixabay

O Produto Interno Bruto (PIB) divulgado nesta sexta-feira, 4 de março, indicou que a economia brasileira avançou 4,6% em 2021 e superou as perdas causadas pela pandemia da Covid-19. Esse resultado demonstra que o país superou a queda de 3,9% em 2020, graças principalmente ao avanço da vacinação e reabertura dos negócios.

O Humor do Mercado vai mostrar quais os principais setores que puxaram essa alta, que veio acima do esperado pelas expectativas do Mercado. Os dados a seguir foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O PIB avança 4,6% em 2021 e o Brasil sai de recessão técnica – Freepik

Veja também: Day Trader: saiba como iniciar na profissão; confira 2 dicas importantes

Quais setores puxaram o PIB para cima?

O crescimento foi puxado principalmente pelo setor de serviços com alta de 4,7% e pela indústria, com alta de 4,5%. Sendo que estes dois correspondem sozinhos á 90% do PIB do país. Ao mesmo tempo, também os dois setores que foram amplamente beneficiados com o aumento da vacinação e consequentemente, com o aumento do consumo de bens e serviços.

Entram nessa conta o transporte de mercadorias, armazenagem e entregas como os correios, por exemplo. O que era um novo hábito de compras ‘online’

se popularizou ainda mais com o isolamento social. E a indústria claro, teve que aumentar sua produção para atender a demanda.

Outra atividade importante no setor da indústria foi área de construção civil, que teve um aumento de 9,7% depois de um tombo de quase 6,5% em 2020. E a indústria de maquinários e equipamentos acompanhou esse crescimento, elevando o setor de transformação em 4,5%.

Você também pode gostar: Educação Financeira: programas na televisão tem abordado a importância do tema

O agronegócio foi novamente a estrela da nossa economia?

Em contrapartida, considerada a locomotiva do Brasil, o único setor que não acompanhou igualmente essa alta, foi á agropecuária. Com um recuo de 0,2% se comparada ao ano de 2020. Especialistas creditam essa queda por conta da longa estiagem além de outras dificuldades climáticas que o país enfrentou.

Acima de tudo, vale ressaltar que a retomada de nossa economia foi superior ao da Alemanha, por exemplo, a maior economia do continente europeu. E também equivalente á do México, que teve um desempenho de 4,8%. Mas perdemos para a China com 8,1%, Reino Unido com 7,5%, França com 7% e Estados Unidos com 5,7%.

Infelizmente estamos num momento conturbado por conta da guerra entre a Rússia e Ucrânia, e desse modo, não é possível neste cenário, avaliarmos reação do mercado a esses números. Afinal, o PIB é um importante termômetro de avaliação do desempenho da economia.

Quer saber mais detalhes do sobre o PIB e a sua importância para a economia de um país? Então veja abaixo no vídeo do Canal “InvestNewsBR”:

Não deixe de ver: A CVM e sua real importância para o mercado financeiro brasileiro

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Sérgio Subirá Carrieri: Nascido e criado na cidade de São Paulo, familiarizado com a correria frenética e barulho desde muito jovem, morando atualmente na quente, mas linda São José do Rio Preto. Formado e Pós Graduado em 2005 em Administração pela Universidade Nove de Julho em SP, mais de 10 anos de experiência na área de tecnologia bancária e mais de 12 anos como trader, ex-empresário, redator, investidor imobiliário e praticante amador de tênis de mesa. Casado, viajante e amante de motociclismo, sempre me preparando para a próxima aventura, já que a vida é curta e passa rápido!