Lei Aldir Blanc de incentivo à arte e cultura tem nova edição. Confira os detalhes

Com a nova Lei Aldir Blanc de Incentivo à Arte e Cultura o meio artístico terá financiamento para a execução de seus projetos culturais

Foto do revisor (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Revisado por: (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Paraipaba, quinta-feira, 24 de março ─ Segue para a aprovação do governo a nova Lei Aldir Blanc de incentivo à arte e cultura. O Senado aprovou nesta quarta (23), o texto que autoriza a transferência de R$ 3 bilhões por ano aos governos tanto estaduais quanto municipais. O uso da verba deve obrigatoriamente financiar projetos artísticos e culturais.

Continua depois da publicidade

Leia também que fazer empréstimo com o nome sujo é possível, mas pode não ser um bom negócio

Assim, pela segunda vez o músico Aldir Blanc recebe uma homenagem póstuma. O artista faleceu em 2020 de Covid e neste ano a lei teve a sua primeira edição. Na época o dinheiro serviu para financiar o combate aos efeitos da pandemia no meio artístico e cultural. Acompanhe aqui no Humor do Mercado essa importante notícia para a cultura brasileira.

As novidades da Lei Aldir Blanc de incentivo à arte e cultura

O projeto da lei fixa um prazo de cinco anos de duração da mesma e esclarece os detalhes quanto à distribuição dos recursos. Nesse sentido, 80% do dinheiro deve ter seu uso na criação de cursos e produções culturais para transmissão pela internet, bem como na manutenção dos espaços que já trabalham de forma direta no apoio das atividades culturais.

O restante da verba (20%) vai incentivar a produção de eventos culturais nas periferias, áreas rurais e populações específicas como os quilombolas, por exemplo.  A união deve repassar a verba de uma só vez para os estados e municípios.

Para você

Reajuste dos planos de saúde vai ser de ao menos 18% no ano de 2022

Continua depois da publicidade

Golpes mais comuns na internet: Veja quais são eles e como evitar de…

Continua depois da publicidade

Mesmo que sejam os administradores dos recursos os estados e municípios devem seguir as determinações. Uma delas é que a verba não pode ter uso no pagamento de despesas com pessoal. Além disso, no máximo 5% do dinheiro poderá ser transferido para empresas terceirizadas.

A origem dos recursos

A nova Lei Aldir Blanc de Incentivo à Arte e Cultura não tem mais a obrigação de uso apenas em eventos relacionados com a Covid. A origem dos recursos para sustentação dos projetos também foi definida e terá pelo menos cinco fontes diferentes. Aliás, está prevista a criação de uma nova Loteria Federal da Cultura para financiar a execução da lei.

Por fim, com a edição da nova Lei Aldir Blanc de incentivo à arte e cultura o setor terá um novo fôlego para recuperar o tempo ocioso que a pandemia provocou. Se o leitor tem interesse em notícias dessa natureza, o G1 tem uma matéria sobre a nova lei. Além disso, ao assistir o vídeo abaixo do canal Oquedeque é possível completar o conhecimento a respeito do tema.

Leia também: Imposto de Renda pessoa física 2022: saiba quem tem obrigação de declarar

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies