Revisado por: (Simone de Oliveira Correia)

Físico Médico com formação pela USP e atualmente cursando mestrado em Física Aplicada a Medicina. No momento trabal...

INSS: beneficiários devem realizar o agendamento da perícia médica

Publicidade

...

INSS: beneficiários devem realizar o agendamento da perícia médica (imagem reproduzida do Pixabay - perícia médica)

A notícia pode ter chegado de surpresa, mas hoje, 18 de novembro, muitos meios de comunicação têm discutido sobre a perícia médica. Isso, porque foi divulgada a informação de que todos os beneficiários que estão recebendo auxílio de afastamento do trabalho por incapacidade temporária deverão realizar o agendamento da perícia médica o quanto antes. Para te ajudar, a equipe do Humor do Mercado traz maiores informações a seguir. 

Muitos beneficiários levaram um susto nesta quarta-feira com a notícia: quem recebe o benefício por afastamento do trabalho por incapacidade temporária, também conhecido como auxílio doença, deverá realizar o agendamento de uma nova perícia médica. 

Leia também: Franquia: O Que Você Deve Saber Antes De Abrir Uma E Como Fazer Um Bom Negócio

Agendamento de nova perícia

Cerca de 95 mil beneficiários foram convocados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a realizar agendamento de uma nova perícia médica. O prazo vai até a próxima sexta-feira, dia 19 de novembro. 

Apesar da surpresa, o prazo inicial que se encerrava no dia 11, foi prorrogado. Os beneficiários correm o risco de terem seus benefícios suspensos caso não realizem o novo agendamento de perícia médica. 

Também foi disponibilizada uma lista com o nome e número de todos os beneficiários convocados. Essa lista pode ser conferida no Diário Oficial da União. Esta nova medida de convocação passou a ser utilizada devido ao fato de muitas cartas de chamada para perícias se perderem nos correios ou não serem entregues ao destinatário. 

Você pode gostar de ler: É possível salvar o seu pequeno negócio da crise financeira?

Como fazer o agendamento

Para agendar sua perícia médica, você pode utilizar o aplicativo de celular

Meu INSS ou ligar para a central de atendimento pelo número 135. Pelo aplicativo, basta fazer o login, buscar por “agendar perícia” e solicitar um “novo requerimento”. Após isso, você deve escolher entre “perícia inicial” ou “perícia de prorrogação”.

Assim que escolher seu tipo de perícia para agendamento, você será orientado a informar seus dados necessários. Logo, uma confirmação de agendamento será enviada e você não precisará mais se preocupar. Ainda será importante comparecer à perícia na data agendada para que seu benefício não seja suspenso definitivamente. 

É importante ressaltar que ser convocado à perícia médica não significa que seu benefício será cortado. Possivelmente, ele será mantido, e uma data para cessação seja agendada no futuro. Ainda assim, todos os convocados devem realizar o agendamento, visto que aqueles que não o fizerem terão seus benefícios cortados definitivamente. Outra possibilidade é que este benefício se torne uma aposentadoria por invalidez, a depender do seu caso. 

Leia a seguir: Pequenos negócios: quais setores serão promissores no ano seguinte?

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Tiago Kohler Fagundes Oiê... tenho novidades, quer saber?Receita de polenta simples: essa é fácil e não empelota!
VER

Lucas Dadalt Morero: Físico Médico com formação pela USP e atualmente cursando mestrado em Física Aplicada a Medicina. No momento trabalho em tempo parcial com programação e produção de conteúdos nos mais variados temas como games, finanças, saúde e marketing.